Gestão de Restaurantes – Como contratar os melhores funcionários

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Gestão de Restaurantes – Como contratar os melhores funcionários

Gestão de Restaurantes

Ter uma boa equipe de profissionais é a receita certa para a gestão de restaurantes, principalmente porque, nesse caso, o empresário está trabalhando diretamente com o atendimento às pessoas.

Quando o restaurante mantém uma equipe bem treinada, com pessoas educadas e prestativas, consegue atrair mais clientes, e não importa se for um pequeno restaurante um mesmo uma simples lanchonete. O importante é que os clientes saiam satisfeitos com o que consumiram e, principalmente, com o atendimento oferecido.

Portanto, para o proprietário do restaurante, é imprescindível contratar pessoas qualificadas, evitando a rotatividade excessiva, situação que pode gerar desentendimentos e imprevistos que denigrem a imagem do estabelecimento.

Na gestão de restaurantes, a contratação das pessoas certas para os cargos definidos é uma das tarefas mais complexas. Muitas vezes, pensa-se que um funcionário pode ser a solução, mas pequenas manias ou formas de recepção podem não agradar os clientes. Não havendo a equipe adequada, certamente o restaurante irá amargar sérios prejuízos.

É necessário entender que a rotatividade existe em qualquer empresa e as causas podem ser as mais variadas. No entanto, quando se trata de um restaurante, a troca de funcionários pode se tornar um sério problema para o administrador, principalmente quando um empregado mais antigo, que já conhece os gostos e preferências da clientela, pede demissão.

A contratação de novas pessoas na gestão de restaurante, dessa forma, deve ser feita da maneira apropriada, estabelecendo alguns requisitos prévios e procedendo às entrevistas sem pressa, com o rigor necessário para oferecer o melhor aos clientes.

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A seguir, você vai conhecer algumas dicas importantes sobre como poderá contratar os melhores funcionários para o seu restaurante:

Tenha o perfil de cada cargo e função

O primeiro passo é traçar um perfil para cada cargo e função disponível no estabelecimento. Dependendo do porte da empresa, o restaurante pode exigir a contratação de um gerente, de um chefe de cozinha, de garçons, recepcionistas e faxineiros. É preciso definir o que o proprietário espera de cada profissional, reunindo as habilidades necessárias, tanto técnicas quanto comportamentais. As características devem ser listadas para fazer uma triagem com os candidatos.

Nos anúncios, destaque as características de cada cargo

As formas de recrutamento podem ser as mais diversas, seja através de sites de recrutamento ou de anúncios em jornais, entre outras. Uma coisa, no entanto, existe em comum: é preciso destacar as características de cada cargo, a formação dos candidatos e os benefícios oferecidos pela empresa. Assim, apenas candidatos com competência irão apresentar seus currículos.

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Na descrição da vaga, destaque as competências

A gestão de restaurantes exige rapidez e preparação dos funcionários e, por isso, muitas vezes é praticamente impossível promover treinamentos. Assim, quando for anunciar uma vaga, destaque as competências que se espera de cada candidato, não se esquecendo de solicitar comprovação da experiência para não perder tempo na seleção.

Tenha um roteiro para a entrevista

Tenha preparado um roteiro para a entrevista de cada candidato selecionado. Faça uma lista de perguntas e procure conhecer todas as características de cada candidato, analisando principalmente se ele vai atender às expectativas da empresa e se compartilha os mesmos valores.

Analise com cuidado as habilidades de cada candidato

Durante a entrevista, procure aproveitar as questões para fazer, ao mesmo tempo, a avaliação das habilidades técnicas e comportamentais do candidato. Procure criar algumas situações para analisar o que o candidato faria diante de situações que exigem maior jogo de cintura. Anote todas as respostas para selecionar os mais capacitados.

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Selecione pela capacidade

Muito embora, na gestão de restaurantes, seja necessário manter uma equipe com boa aparência e bons cuidados de higiene, o proprietário não pode se prender a estereótipos, ou seja, não deve se importar com a raça, cor da pele, gênero ou preferências sexuais. Os candidatos devem ser selecionados de acordo com suas competências e com sua disposição para o trabalho e não por sua aparência física.

Roteiro para a entrevista dos candidatos

A entrevista de emprego pode parecer uma atividade bastante simples na gestão de restaurantes, mas é a mais importante. É o primeiro contato do proprietário com o candidato e, assim, é necessário procurar conhecer melhor cada profissional que se apresente.

Não se deve simplesmente escolher pelos currículos e fazer testes sem antes conhecer as características de cada personalidade. As entrevistas de emprego é que irão fornecer todas as informações sobre o futuro funcionário e sobre a forma como ele se comporta diante das situações.

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Durante a entrevista de emprego é preciso ficar atento a todas as reações do profissional que está sendo entrevistado, dando especial atenção à linguagem corporal, verificando como se sente diante das questões, se a pessoa é atenta e se reage de forma espontânea, ou seja, é preciso saber que suas reações são positivas, já que vai trabalhar com pessoas.

Além disso, também é preciso saber fazer as perguntas adequadas. O entrevistador pode questionar sobre a experiência do candidato em outras empresas, mas também precisa conhecer um pouco mais sobre a personalidade de cada um, verificando se o candidato atende às expectativas da vaga que está sendo preenchida.

Veja algumas das questões que devem ser incluídas na entrevista de emprego, considerando, no entanto, que elas devem ser feitas como se fosse uma conversa normal e não como uma prova escolar:

  • Questione o candidato porque ele quer trabalhar em sua empresa;
  • Procure saber porque ele saiu do último emprego;
  • Pergunta sobre o que ele considera mais importante quando está atendendo um cliente;
  • Procure saber como o candidato trabalha sob situação estressante ou sob muita pressão;
  • Questione sobre o tipo de ambiente de trabalho em que ele se considera mais adaptado;
  • Pergunte sobre os pontos fortes e fracos e como ele tem trabalhado com os pontos fracos;
  • Procure saber o que o candidato mais gosta no trabalho dentro de um restaurante;
  • Questione sobre o que ele não gosta quando atende clientes;
  • Procure saber quais são as expectativas do candidato com relação ao novo emprego.

Essas questões são básicas para uma entrevista de emprego, mas o entrevistador deve dar atenção a características específicas de seu próprio restaurante. Dessa forma, poderá ter em mãos candidatos que realmente atendem suas necessidades e expectativas, reunindo uma boa equipe e fazendo a gestão de restaurantes mais eficiente.

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