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Contabilidade para Restaurante

Como fidelizar clientes em um restaurante?

Escrito por Paulo Oliveira
junho 2018 | Leitura: 1 minuto(s).

Se você é dono de um negócio no mercado de alimentação, com certeza já se perguntou sobre formas de aumentar a lucratividade do seu negócio e garantir a permanência da sua empresa no mercado, não é mesmo? Pensando nisso, hoje você saberá como fidelizar clientes em um restaurante!

Mas, espera… Qual a importância da fidelização? Precisamos entender alguns detalhes por trás do comportamento e do consumo dos seus clientes antes de definirmos a melhor forma de atraí-los para o seu negócio e mantê-los fiéis. Mas, não se preocupe. A leitura é rápida e você entenderá, de forma fácil, como funciona:

  • A importância da fidelização de clientes;
  • Como fidelizar clientes em um restaurante.

A importância da fidelização de clientes

Fidelizar clientes significa, na prática, manter um “estoque” de pessoas fiéis à sua marca ou estabelecimento. Em outras palavras, essas pessoas colocarão o seu negócio acima de qualquer outro do ramo e comprarão os seus produtos e serviços.

Parece bom para você? Pois, saiba que pode ficar ainda melhor.

Sabe aquela velha história de que é difícil captar clientes e manter a lucratividade de um negócio sempre no azul? É hora de deixar esse papo para trás e explorar novos horizontes. Funciona da seguinte forma: você, ao invés de se esforçar tanto na captação de clientes, irá direcionar sua atenção para aqueles que já estão com você.

Faz sentido? Você precisa cuidar primeiro daqueles clientes que já frequentam seu restaurante e garantir a sua satisfação, caso contrário, não será capaz de satisfazer novos clientes, e isso seria desastroso.

A importância em fidelizar clientes está diretamente ligada aos seus resultados. Quando você possui clientes fiéis, dificilmente encontrará períodos “de vacas magras”. No começo, será um pouco difícil ter mais que dois, três clientes que frequentam seu restaurante de forma periódica, mas com o tempo, você perceberá que essa situação muda e mais clientes decidirão visitar seu negócio com frequência.

Em suma, você precisará:

  • Ter atenção com as necessidades e desejos dos seus clientes atuais;
  • Desenvolver pratos específicos e especialidades, prezando pela unicidade do seu negócio;
  • Promover um atendimento EXCEPCIONAL, a fim de trazer uma experiência única para o cliente, que deverá transcender a refeição e se estender a todos os aspectos do seu negócio.

Como fidelizar clientes em um restaurante?

Essa é a pergunta que “não quer calar”. Saber como fidelizar clientes em um restaurante é o diferencial que mantém vários negócios de sucesso no mercado por anos. E, além disso, copiar as estratégias que funcionam pode parecer uma boa ideia, a princípio. Mas, com o tempo, você percebe que é preciso ir além do que já existe e criar algo verdadeiramente especial para os seus clientes aproveitarem.

Vamos às formas de fidelizar clientes!

  1. Com um atendimento “de dar água na boca”!
  2. Com um tempero todo especial nos seus pratos!
  3. Com profissionalismo e visão (e programas de fidelização)!

O atendimento de dar água na boca

Pode parecer complicado trabalhar com emoções quando estamos falando de restaurantes, mas, na verdade, conquistar quem visita o seu negócio é fundamental para garantir sua permanência no mercado.

Sabe aqueles termos coloquiais na hora de abordar o cliente? Esqueça-os! E os formais? Deixe-os de lado por um momento.

Apesar de o padrão ser algo extremamente necessário em um restaurante, ele deve se limitar aos copos, mesas, pratos e prataria do seu restaurante, além dos uniformes, claro. Cada cliente gostaria de ser tratado de uma forma, e perguntar isso antes de começar o atendimento pode ser um diferencial e tanto!

Comece com:

Bom dia/Boa tarde/Boa noite!
Como posso chamá-lo(a), senhor(a), senhorita, madame… ou você?

Respeite a opinião pessoal de cada um e desenvolva um atendimento personalizado. Se possível, realize um cadastro rápido de cada cliente que visita o seu restaurante. Com um CRM isso é algo muito fácil de se fazer, e requer apenas um dispositivo móvel nas mãos de quem faz o pedido e conexão a um banco de dados.

Assim, toda vez que o seu cliente visitar o seu restaurante, você já saberá o que precisa sobre ele, poderá consultar pratos favoritos (baseado em pedidos recorrentes) e outros detalhes igualmente importantes!

O tempero “todo especial” para os seus pratos

Servir o sucesso e convidar a prosperidade para sentar à mesa do seu restaurante pode ser uma tarefa difícil. Mas, quando os seus pratos são saborosos e você possui estratégias de atendimento como as descritas acima, fica tudo muito mais fácil.

Para isso, especialize-se no que você faz, garanta que os seus cozinheiros estejam muito bem orientados, preparados e instruídos. Oriente-os a buscar aprimoramentos constantes e descobrir coisas novas; instigue a criatividade!

Promova ambientes de experimentação e degustação no restaurante, convide clientes e ofereça descontos. Dessa forma, você pode testar novos produtos e oferecer “agrados” para quem está com você há algum tempo. Mas, não limite isso aos seus clientes já fidelizados - abra as portas para quem está te conhecendo agora!

Seja visionário - e utilize programas de fidelização!

Não podemos falar em como fidelizar clientes em um restaurante sem citarmos os programas de fidelização.

Sabe aqueles cartões com vários espaços para serem carimbados, mediante visitas ao seu restaurante? Isso é um programa de fidelidade. Você pode usar seu CRM para verificar as datas de compras realizadas pelos seus clientes e oferecer descontos e brindes, como sobremesas grátis e outros detalhes. Vale a pena deixar a criatividade fluir!

Por fim, tenha em mente que tudo isso impacta nas suas finanças. De nada adianta investir em estratégias de aprimoramento se as suas contas estiverem no vermelho. É preciso estabilizar tudo e garantir que cada centavo investido seja seguro e não prejudique seu negócio. Para isso, entre em contato com a Prèzzo. Nós podemos te ajudar a deixar seu restaurante no azul.

Sucesso e até breve.

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