Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Preferência de Cookies

Advogados

Como escolher um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro?

Escrito por Paulo Oliveira
dezembro 2020 | Leitura: 2 minuto(s).

Como escolher um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

Já foi o tempo que a contabilidade cuidava apenas de questões burocráticas e legais. Hoje, uma assessoria contábil moderna e consultiva vai muito além da gestão dos documentos de uma empresa, oferecendo recursos para que o negócio alcance efetivamente os melhores resultados e seja mais produtivo. Mas como escolher um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro?

Quais são os critérios que você deve adotar para se beneficiar da contabilidade no Rio de Janeiro? Como escolher uma consultoria contábil para a abertura de empresa no Rio de Janeiro? Neste conteúdo preparado por nossos especialistas, mostramos como se comportar para encontrar a melhor assessoria contábil para o seu negócio.

Toda empresa precisa contratar uma consultoria contábil?

A exceção dos microempreendedores individuais (MEIs), todas as demais empresas legalizadas são obrigadas por lei a contar com os serviços de um contador ou uma assessoria contábil. Portanto, se você tem uma microempresa ou uma pequena, média ou grande empresa, tem que contar com os serviços de um escritório contábil.

E a abertura de uma empresa no Rio de Janeiro? Bem, o processo de legalização de uma empresa não precisa necessariamente ser feito por um contador, mas aqui a questão não é a obrigatoriedade, mas sim de necessidade. Uma consultoria contábil no Rio de Janeiro saberá exatamente o que precisa para que a regularização seja feita, de forma certeira e rápida, e mais do que isso, orientará o empreendedor nessa tarefa.

Há uma série de questões que precisam ser definidas, como a natureza jurídica, o regime tributário, a preparação do contrato social e outros pontos tão importantes, que só um contador poderá orientar sobre o que é melhor para o seu negócio. Contar com um profissional para abertura de empresa no Rio de Janeiro é absolutamente necessário, até porque um passo errado neste processo pode até mesmo inviabilizar o negócio.

Como escolher um escritório contábil no Rio de Janeiro?

Como você escolhe um empreiteiro para reformar a cozinha de sua casa? Opta por alguém simplesmente porque ele é parente de um vizinho ou busca alguém que lhe apresente referências, tenha experiência e que seja especializado naquele serviço? É claro que a chance da obra ser um sucesso é muito maior com alguém cuidadosamente selecionado!

O mesmo acontece na escolha de uma consultoria contábil no Rio de Janeiro. Uma empresa que tem expertise na sua área, experiência e que goza de credibilidade no mercado certamente vai lhe oferecer um serviço muito melhor, e seu negócio agradecerá por isso. Você deve estabelecer critérios na hora de contratar um escritório contábil, e o principal deles é o conhecimento que o profissional tem sobre contabilidade e o que ele irá lhe oferecer.

Não deixe de seguir estas dicas na hora de procurar uma consultoria contábil no Rio de Janeiro:

  • Peça indicação para outros empreendedores, principalmente daqueles que atuam no mesmo segmento que o seu.
  • Pergunte para estes empresários como é a relação com o escritório indicado, quais serviços presta, quanto custa e se estão satisfeitos.
  • Não trabalhe com menos do que três indicações.
  • Conheça o Contador e a equipe que vai ajudar sua empresa a crescer.
  • Perceba qual é a estrutura tecnológica da empresa contábil. Discuta que tipo de assessoria é prestado.
  • Veja se há alguma reclamação contra o escritório nas redes sociais. E, claro, veja se a assessoria está em dia junto aos órgãos reguladores, como o Conselho de Contabilidade do seu Estado.

Vale à pena optar pelo serviço de contabilidade digital?

As empresas que oferecem serviços de contabilidade também estão se modernizando e utilizando os meios digitais para oferecer mais comodidade, conforto e agilidade para os seus clientes. Muitas empresas estão oferecendo o que chamam de contabilidade digital, feita totalmente por meio de uma plataforma, pela internet.

Mas será que vale à pena contratar um serviço de contabilidade digital? Será que uma contabilidade feita apenas por meio de uma plataforma digital, por mais moderna e completa que seja, atenderá aos seus anseios? Se você acredita que a contabilidade serve apenas para a geração de guias de pagamento de impostos e elaboração de holerites, entre outras atividades burocráticas, por que não fazê-lo digitalmente, de forma mais rápida e cômoda?

Mas se você entende que a assessoria contábil será fundamental na sua gestão empresarial, que ajudará e será determinante para um controle financeira e que apoiará seu negócio em todas as frentes, provavelmente você precisará muito mais do que uma moderna plataforma digital.

O ideal é optar por uma assessoria híbrida, que ofereça toda a comodidade e agilidade de uma plataforma, que utilize os benefícios que o mundo online traz, mas que ofereça uma assessoria pessoal, com contato humano e direto. Ou seja, que seja uma consultoria contábil no Rio de Janeiro que disponha das modernas ferramentas online, mas que tenha um atendimento personalizado e humano.

5 pontos fundamentais na hora de escolher um escritório contábil no Rio de Janeiro

Dê a devida importância para a escolha de uma consultoria contábil no Rio de Janeiro, até porque o resultado dessa opção – acredite - vai ter impacto no dia a dia do seu negócio. Portanto, mãos à obra! Destacamos cinco pontos fundamentais, que jamais podem deixar de ser observados na hora da sua escolha.

  • É preciso estabelecer uma relação plena de confiança 

Esse é o primeiro ponto do qual é simplesmente impossível abrir mão. Você precisa estabelecer uma relação de plena confiança com a contabilidade no Rio de Janeiro. E essa relação deve ser mútua: de você para o escritório contratado e vice-versa.

É claro que uma relação de confiança e transparente não acontece do dia para a noite. Isso é construído paulatinamente, no dia a dia. É uma relação que vai se solidificar ao longo do tempo. Mas o seu feeling de empreendedor certamente lhe ajudará a identificar se a assessoria contábil lhe transmite confiança.

O que é muito importante deixar claro é que a relação entre você e o seu contador e o time dele precisa ser de plena confiança. Você precisa acreditar no que ele fala, mas isso não significa que você não deva perguntar sobre os processos, tirar dúvidas e até mesmo questionar determinadas posições. Portanto, o contador precisa estar aberto a essa demanda.

  • O escritório contábil contratado conhece profundamente o seu ramo de atuação? 

A atividade contábil é a mesma em toda a atividade empresarial, é verdade, mas também é certo que cada ramo de atuação tem suas especificidades e conhecê-las certamente será uma vantagem competitiva e um diferencial da consultoria contábil contratada para cuidar da contabilidade de sua empresa. Conhecer profundamente o seu segmento permitirá ao contador atuar com muito mais propriedade e assertividade.

Se o escritório contábil conhece muito bem o seu ramo de atuação, poderá propor um trabalho dirigido, com melhores resultados. O próprio planejamento tributário a ser adotado poderá ser muito mais vantajoso para a sua empresa se o contador for um especialista no seu segmento.

Optar por um escritório contábil que domina o seu segmento não custará um centavo a mais, mas os resultados alcançados certamente serão melhores. Portanto, não abra mão de contratar uma consultoria contábil no Rio de Janeiro especializada em seu ramo, porque você e sua empresa só têm a ganhar com isso.

  • Pessoalidade: fique atento a isso 

Você sabe o que é pessoalidade? Segundo o dicionário, é a “qualidade de pessoa; personalidade”. Nas relações de trabalho, a pessoalidade é quando uma pessoa que trabalha para o empregador não pode ser substituída por terceiros. Ou seja, a pessoa contratada é quem deve mesmo prestar aquele serviço, sem terceirizá-lo.

Se você contrata um contador porque confia nele e acredita que ele realizará um excelente trabalho, quer que ele quem cuide da contabilidade de sua empresa, certo? É claro que este contador tem uma equipe de colaboradores, que lhe dá todo o suporte, mas é ele quem estará no comando, e é isso que você deve esperar dele. Portanto, garanta a pessoalidade na hora de contratar uma consultoria contábil no Rio de Janeiro.

  • A assessoria contábil conhece o Rio de Janeiro? 

Esta é uma pergunta fundamental, que você precisa fazer para a consultoria contábil que irá contratar. Será que essa assessoria conhece de fato o mercado do Rio de Janeiro? Será que ela está habituada com os trâmites burocráticos estabelecidos na cidade e no estado do Rio de Janeiro?

Uma contabilidade no Rio de Janeiro precisa ter total domínio da abertura de empresa no Rio de Janeiro e, principalmente, conhecer detalhadamente a legislação fluminense para que possa realizar plenamente o seu trabalho. Não tenha a menor sombra de dúvida de que uma assessoria contábil que já atua regular e constantemente no Rio de Janeiro poderá exercer suas atividades plenamente, e sua empresa só tem a ganhar com isso.

  • A comunicação entre sua empresa e a consultoria contábil no Rio de Janeiro 

Este é o quinto e último dos pontos fundamentais: a comunicação entre a consultoria e sua empresa precisa ser plena, direta e frequente. Você precisa garantir e tem o direito de ter acesso direto e livre ao seu contador.

Já foi o tempo que a contabilidade era encarada como um conjunto de ações voltadas apenas para o cumprimento das questões burocráticas de uma empresa. Hoje, a contabilidade é consultiva e funciona como um diferencial competitivo, apoiando toda a gestão empresarial. Portanto, ter um contador como uma espécie de conselheiro é vital para o seu negócio, e ter acesso a ele é preponderante.

Certifique-se de que a empresa contábil no Rio de Janeiro garantirá uma comunicação plena e direta, sem amarras. Antes de contratar a empresa, pergunte como será a comunicação, veja quais são os canais de atendimento disponibilizados e explique que você precisa ter um acesso à assessoria contábil sem restrições.

Conclusão

Se você entende que a assessoria contábil é uma poderosa ferramenta empresarial, se transformando em um diferencial competitivo, então sabe da importância de escolher a melhor opção que o mercado possa oferecer. Não escolhemos um médico apenas porque ele é parente de um amigo, não é verdade? Procuramos indicações positivas, e quando o visitamos, estabelecemos uma relação pessoal e de confiança.

O mesmo deve acontecer com o escritório contábil que será contratado pela sua empresa. Nós, da Prèzzo Contabilidade, acreditamos que nossa missão é levar tranquilidade para nossos clientes, por meio de uma contabilidade empreendedora. Ou seja, compromissada com o negócio de nossos clientes.

Se você tem alguma dúvida e quer trocar ideias, faça contato conosco. Por meio de pilares como confiança, compromisso e plena capacitação, estamos disponíveis e prontos para lhe ajudar.

Fale conosco, podemos ajudar sua empresa a crescer!

Postagens relacionadas