Contabilidade e Consultoria Financeira Rio de Janeiro: na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes

Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro
7 de fevereiro de 2020
4 formas dos dentistas atrapalharem o próprio negócio
28 de fevereiro de 2020

Somos todos histórias, de vidas, de lutas e de conquistas e assim como somos histórias, o Rio de Janeiro, bem como a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes também possuem sua jornada de criação e desenvolvimento!

Leia esse conteúdo do início ao fim e prometemos que não se arrependerá! Temos muitas surpresas aqui para você, por isso não arrisque deixar de ler esse conteúdo na íntegra!

Rio de Janeiro… cidade maravilhosa, de praias lindas e povo esplendoroso! Ah meu Rio de Janeiro, teus ventos, teus cantos e teus encantos… como não ser apaixonado pelo Rio, hein?

E claro, no Rio tem a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes e sobre eles eu discorrerei agora e falarei também da importância da contabilidade e consultoria financeiras para empresários dessa região!

Barra da Tijuca: seu desenvolvimento inicial

A partir da década de 1970, a região começou a se desenvolver e a partir disso surgiu então o Barra Shopping e os demais grandes condomínios, apartamentos e edifícios.

Antes de ser o que é e de ter o que se tem, a Barra era um espaço repleto de matas de restingas e alagadiços, entre fazendas e engenhos aos arredores. O que levou a região a se desenvolver mais vagarosamente do que outras áreas do Rio. A pesca dominava em tempos passados.

Eis algumas fotos como lembranças de outrora.

No início, a Barra da Tijuca teve seu desenvolvimento a partir das extremidades. O Recreio dos Bandeirantes e o Jardim Oceânico começaram a se urbanizar bem devagar e assim, as demais localidades foram ganhando força na construção de outras áreas urbanas.

Na década de 70, a Autoestrada Lagoa-Barra e um túnel acústico foram construídos, possibilitando desta maneira, um maior desenvolvimento – o que naturalmente diminuía o tempo de transporte para a zona Sul do Rio de Janeiro e isso permitiu mais força no comércio e nos interesses pela região.

No ano de 1980, a Barra por sua vez, teve uma grande explosão demográfica, onde quase todos os terrenos ao longo das principais avenidas, acabaram sendo ocupados por grandes condomínios e residências, além de parques, supermercados, escolas, hospitais, shoppings centers, dentre outros.

As avenidas acabaram recebendo suas sinalizações, e assim, houve uma grande movimentação de emancipação dessa região.

A área tem seus diferenciais, pois é famosa por conter os melhores shoppings na Barra da Tijuca, centros comerciais na Barra da Tijuca, além de prédios belíssimos e novos, e claro, possuindo uma natureza exuberante que não poderia ser deixada de lado – dados os encantos da região.

Também possível encontrar belíssimas praias e reservas ambientais na Barra da Tijuca. Tendo 6 parques de destaque. São eles:

– Bosque da Barra.

– Parque Chico Mendes.

– Reserva de Marapendi.

– Parque Ecológico da Prainha.

– Parque Municipal Fazenda da Restinga.

– Parque Ambiental Mello Barreto.

Origem do nome Barra da Tijuca

A palavra Barra vem de riacho ou rio, também significa baía, entrada de um porto e por conter muitos destes em sua geografia, a região ficou citada como Barra da Tijuca.

Já a palavra Tijuca vem do significado de caminho em direção ao mar, referindo-se também como rio podre que vem do tupi-guarani, sendo “TY” como rio e ÎUCA, como podre.

Como naquela época havia grandes lagoas que se interligavam, e que recebiam o desague de rios com conexão ao mar, a região ficou sendo conhecida dessa forma, significando também “Foz da Tijuca”!

Comércio e desenvolvimento empresarial na Barra da Tijuca

A Barra se tornou um ambicioso lugar para quem deseja fazer comércio e abrir empresa. Isso porque seus centros comerciais e financeiros vêm ganhando cada dia mais destaque e renome.

Naturalmente, pequenos negócios acabam se tornando grandes empresas, não somente pelo potencial do bairro em si, mas por toda sua história e força de desenvolvimento.

O centro da Barra se desenvolveu primeiro que a Zona Oeste, visto que nessa parte, se concentravam as dunas, morros e montanhas, sendo o acesso mais difícil.

O apontamento do IBGE em crescimento populacional na região, demonstrou que em 1980 havia 24 mil habitantes, já em 2010, esse número passava 136 mil pessoas circulando e vivendo na região. Essa rápida modernização trouxe méritos para que os eventos dos Jogos Olímpicos ocorressem em 2016.

Vantagens de abrir uma empresa na Barra da Tijuca ou de ter uma empresa da Barra da Tijuca

Por abrigar e ter circulando em seus arredores, uma população com maior poder aquisitivo, a Barra se tornou um excelente local para se abrir, criar, desenvolver e ter empresa.

Portanto, o IDH – que se trata do índice de desenvolvimento humano na região, é um dos maiores, quando comparado a outras cidades.

Esse padrão de desenvolvimento, comércio e de vida, fez com que várias empresas de grande e forte porte se instalassem na região, algumas dessas são:

– Unimed.

– TIM.

– Shell Michelin.

– Além de multinacionais, grandes universidades, grandes centros e salas comerciais na Barra da Tijuca, serviços de comunicação, entre outros tipos de empreendimentos diversos que atende todos os tipos de público, com diferentes segmentações e nichos.

História sobre o Recreio dos Bandeirantes

Logo no início, o bairro de Recreio dos Bandeirantes era cercado por vegetação, areia e restingas; além de pântanos, por este motivo, durante muito tempo a área ficou isolada e sem desenvolvimento.

Hoje se trata de um bairro muito nobre do Rio de Janeiro, localizado na Zona Oeste. Sendo uma das regiões mais jovens do município, fazendo parte da administração da Tijuca.

Sua área territorial tem cerca de 30.655 km², com cerca de 82.240 mil habitantes.

A região se destaca dentre muitas do Rio, pois possui maior segurança, ambientalismo, organização, praias e práticas de esporte aquáticos.

Muitos artistas famosos moram na região, sendo considerado como uma das melhores localidades do Rio para viver e morar.

Recreio possui a formação de 6 praias, são elas:

– Prainha.

– Secreto.

– Macumba.

– Pontal.

– Recreio.

– E reserva.

Sendo estas as praias mais limpas, bonitas e reservadas – da região Leste-Oeste.

Há duas décadas, a área dominava com casas de veraneios, hoje, de acordo com a ADEMI-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), Recreio tem valorização em média de 20% e tem sido um dos bairros mais procurados na zona oeste do Rio.

Tudo isso por conta das praias limpas e altamente recomendadas – que por sinal, é muito frequentada por turistas e surfistas. Outro diferencial das praias da região, é que frequentemente sedia campeonatos de bodyboard, sempre tendo granações de novelas da Record e da Globo. Além disso, Recreio possui bosques belíssimos, parques como o do Chico Mendes, Marapendi, entre outros.

Comércio e desenvolvimento empresarial no Recreio dos Bandeirantes

O bairro carioca Recreio dos Bandeirantes possui um comércio riquíssimo, cheio de cenários lindos, com praias e belezas naturais, até uma urbanização de qualidade, contendo museus, restaurantes, academias, shoppings, entre outros pontos comerciais no Recreio dos Bandeirantes.

Por este motivo, se torna um grande atrativo para quem já é empresário da região, ou ainda para aqueles que desejam abrir empresa no Recreio dos Bandeirantes ou que desejam ter empresa no Recreio.

E olhe que são muitos os atrativos e “chamarizes” para empreender no Recreio dos Bandeirantes!

O famoso e conhecido Terreirão, por exemplo, – como é conhecido, possui mais de 800 lojas e é possível encontrar de tudo lá, desde produtos, serviços, comida, decoração, até roupas, sendo assim, um super polo comercial para todos os estilos e gostos.

Muito frequentado, os preços e opções são bem variados, assim sendo considerado como um forte poder comercial.

Pet Park em Recreio dos Bandeirantes

O ano de 2017 premiou os moradores de Recreio, que receberam no bairro, um Pet Park para os animais do Rio de Janeiro e regiões, e tudo gratuito para a população!

Tendo uma área de 300 m², o local possui diversos tipos de entretenimentos aos animais. É possível encontrar rampas, túneis, obstáculos de madeira, traves, bastões, tudo para treinar e brincar com os bichos.

O grande playground foi construído pensando nos cachorros e suas necessidades e sensibilidades. Bem como todo o design do local, foi inspirado em patas e ossos, sendo desenhados para agradar a todos.

E onde fica a contabilidade e necessidade de consultoria financeira na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes?

Eis a pergunta que não quer calar!

Sendo você um empreendedor, tendo o desejo de abrir empresa no Rio de Janeiro, nessas regiões ou em outras, ou ainda já tendo empreendimentos localizados nessas áreas, naturalmente sabe que precisa manter a gestão dos seus negócios em dia, mantendo tudo muito bem organizado e alinhado aos reais propósitos de sobrevivência (excelente sobrevivência por sinal), além de ter de prestar contas que não podem ser negligenciadas de nenhuma maneira!

E pensando nisso, é que nós da Prezzo Contabilidade – Empresa de Contabilidade Localizada no Rio de Janeiro, temos de adverti-lo de forma adequada sobre essa necessidade e demanda para melhor e maior posicionamento e lucratividade do seu negócio no Rio de Janeiro!

Contabilidade no Rio: A sua amiga verdadeira de toda hora!

O termo contabilidade é muito falado atualmente, desde que todos sabemos sua real importância, principalmente durante a temporada fiscal, onde registros e deduções precisam ser realizados de tempos em tempos.

E antes de mergulharmos na importância da contabilidade nos negócios, vamos entender o básico!

A contabilidade refere-se no registro sistemático e detalhado das transações financeiras de uma organização, seja ela do tamanho que for.

Existem muitos tipos, desde contabilidade para pequenas empresas, governo, contabilidade forense e de gestão, até contabilidade para empresas grandes e etc.

Por que a contabilidade é importante?

Bom, não tem como fugir disso ou fingir que a contabilidade não desempenha um papel vital na administração de uma empresa, pois na verdade, é ela quem realmente ajuda a rastrear receitas e despesas, garantindo dessa forma, a conformidade estatutária e fornecendo aos investidores, um gerenciamento mais completo de dados e resultados, permitindo maior ajuda nas questões comerciais e mercadológicas.

Além, claro, de manter tudo dentro dos padrões, conforme o governo exige, o que naturalmente, se evita prejuízos e problemas mais sérios. Ou seja, através das informações financeiras quantitativas é possível gerar mais acertos quanto as tomadas de decisões de negócios.

Existem três demonstrativos financeiros principais gerados por seus registros no Rio de Janeiro

A demonstração de resultados fornece informações sobre lucros e perdas, bem como o balanço fornece uma imagem clara da posição financeira da sua empresa em uma data específica.

A demonstração do fluxo de caixa é uma ponte entre a demonstração do resultado e do balanço patrimonial, e relata o caixa gerado e gasto durante a semana, o mês ou o ano.

Por isso, é fundamental que você mantenha seus registros financeiros organizados e atualizados, se quiser manter seus negócios à tona. Aqui estão apenas algumas das razões pelas quais, ter uma contabilidade experiente na região do Rio de Janeiro é importante para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno!

Ajuda na avaliação do desempenho dos SEUS negócios no Rio

Seus registros financeiros são refletidos nos resultados das operações, bem como na posição financeira da sua empresa. Em outras palavras, esse desempenho em particular te ajuda a entender o que está acontecendo com seus negócios, tanto de forma financeira, como estratégica – o que te beneficia e muito na tomada de ações.

Os registros estando organizados, limpos e sendo constantemente atualizados, não apenas permitirão o acompanhamento das despesas, mas também da margem bruta e das possíveis dívidas, também permitirá que compare os dados atuais com os registros contábeis anteriores, de modo que você possa alocar seu orçamento adequadamente.

Garante o cumprimento das Leis do Rio de Janeiro

As leis e os regulamentos variam de município a município, e de estado para estado, mas os sistemas e processos contábeis adequados ajudarão e permitirão a garantia da conformidade legal quando se trata de seus negócios e empreendimentos no Rio de Janeiro e nas demais regiões próximas.  

O que significa dizer que a função contábil visa garantir que responsabilidades como:

Imposto sobre vendas,

– Imposto de renda

– E fundos de pensão,

Projeção de fluxo de caixa;

– Formação de preços de produtos e serviços.

Controle de orçamento.

Avaliação de rentabilidade e liquidez.

Planejamento tributário.

Controles internos.

– E todas as questões correlatas e demais atividades, sejam adequadamente tratadas.

Ajuda a criar orçamento e projeções futuras para seus empreendimentos no Rio

O orçamento e as projeções futuras são importantes demais, sabia disso?

Eles podem fazer com que um negócio venha a crescer ou simplesmente ajudam a quebrá-lo de vez!

Por isso, os registros financeiros possuem um forte papel quando se trata de manter o ponto de equilíbrio da empresa, (infelizmente muitas empresas ou por desconhecimento, ou por falta de assessoria adequada e experiente, tem falhado nisso).

Assim, as tendências e projeções de negócios devem ser todas baseadas em informações financeiras e no próprio histórico da empresa, para que todas as operações sejam realmente lucrativas.

Obviamente, esses dados financeiros e resultados, são mais apropriados quando são fornecidos por processos bem estruturados nos sentidos contábeis.

E TUDO ISSO VOCÊ PODE CONQUISTAR CONOSCO – DA PREZZO CONTABILIDADE!

Venha conversar pelo Whatsapp e nós te ajudaremos! ENTRE EM CONTATO E NÃO SE ARREPENDERÁ DE NOSSOS SERVIÇOS CONTÁBEIS PARA EMPRESAS DO RIO DE JANEIRO E REGIÕES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1