Saiba como melhorar os custos fixos de uma instituição de ensino

Desafio nas instituições de ensino
Desafio nas instituições de ensino: Como lidar com a inadimplência dos alunos
5 de outubro de 2017
como abrir uma clínica médica
Passo a passo de como abrir uma clínica médica – seja um empreendedor!
5 de janeiro de 2018
custos fixos de uma instituição de ensino

custos fixos de uma instituição de ensino

Os custos fixos são as despesas da instituição de ensino que não estão associadas ao número de alunos, ocorrendo em valores mais equilibrados todos os meses.

Essas despesas são aquelas que mantém a escola em funcionamento, entre elas, são classificadas a folha de pagamento, aluguel, limpeza, energia elétrica, telefone, água e internet, entre outras.

Para a administração da instituição de ensino, o maior desafio é reduzir os custos fixos sem deixar de oferecer qualidade nos serviços. Como estamos falando de um segmento bastante delicado, é preciso haver uma boa gestão financeira, analisando com cuidado todos os custos, sem deixar de atender as necessidades da educação.

Veja, a seguir, algumas condições que podem ser implantadas na instituição de ensino, a fim de reduzir os custos fixos sem perder a qualidade de ensino:

Ampliar a utilização de sistemas digitais

A impressão de provas, testes e exercícios, embora esteja relacionada aos custos variáveis, consome energia e recursos naturais, como papel e tinta. Em grande parte das vezes, a escola pode utilizar um sistema digital para a aplicação de provas, sem necessidade de impressão em papéis.

Alguns sistemas informatizados permitem aos professores desenvolver atividades através de provas digitais, trazendo uma série de vantagens para o aprendizado, inclusive obtendo relatórios mais consistentes do desempenho dos alunos.

Usar água de maneira mais racional

A água é um dos custos fixos que provocam grande impacto nas despesas da instituição de ensino. O maior consumo costuma ser dos próprios alunos, com o uso de banheiros, através das descargas e das torneiras.

A economia no consumo da água pode ser feita através da instalação de descargas por vasos sanitários com caixa acoplada, sendo este um investimento compensador a longo prazo. Além disso, também é possível substituir torneiras convencionais por automáticas, que possibilitam a redução do consumo de água em mais da metade.

Como se trata de uma questão ambiental, os professores também devem conscientizar os alunos com relação ao uso da água, evitando deixar torneiras abertas.

Economia na energia elétrica

Existem diversas maneiras de economizar energia elétrica na instituição de ensino, desde o máximo aproveitamento da luz solar durante o dia até a conscientização de todos os professores e funcionários para não deixar luzes acesas ou equipamentos que não estão sendo utilizados ligados.

A instituição de ensino também pode reduzir os custos fixos com energia elétrica substituindo lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, muito mais eficientes e com vida útil mais prolongada.

Folha de pagamento negociada

A instituição de ensino tem, entre seus custos fixos, a folha de pagamento, um item essencial, mas que pode ser negociada com os funcionários, fazendo com que uma parte do salário seja calculada através de metas de produtividade.

Transformando uma parte dos custos fixos em custos variáveis, as despesas com folha de pagamento só irão aumentar quando houver necessidade.

Fazer contratos terceirizados

Uma forma de reduzir a folha de pagamento é fazer o levantamento dos custos referentes a limpeza e segurança, por exemplo, analisando a possibilidade de fazer contratos com empresas de terceirização.

Serviços como contabilidade e departamento jurídico também podem ser terceirizados, desde que não tragam prejuízo para a administração escolar.

Melhorar os métodos de trabalho.

Para a instituição de ensino, apenas reduzir os custos fixos não poderá trazer economia. Analisando os sistemas de métodos de trabalho, muita coisa pode ser otimizada, criando meios para evitar perda de tempo.

Uma completa revisão dos processos internos pode facilitar as atividades administrativas, direcionando professores e alunos para a otimização do tempo, reduzindo também os custos fixos.

A gestão eficiente da instituição de ensino irá permitir reduzir os custos fixos e oferecer condições para que a escola possa investir mais na qualidade dos serviços prestados. Com melhores condições de ensino, a empresa terá meios para aumentar sua rentabilidade, superando as dificuldades financeiras e mantendo sua sustentabilidade.

Converse com seu contador sobre os custos fixos de sua instituição de ensino e peça apoio no levantamento das condições atuais e das ideais para que sua empresa tenha mais economia e melhor rentabilidade sem prejuízo da qualidade de ensino. Ele poderá ajudar na implementação de condições que possibilitem a redução dos custos fixos, oferecendo a você melhores meios de gerenciar seu estabelecimento de ensino e garantir uma lucratividade compatível com a prestação de serviços.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Descubra a importância da contabilidade para a sua instituição de ensino!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Prèzzo Contabilidade. Nós temos as soluções contábeis ideais para a sua instituição de ensino!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1