jav onlineav onlinejav onlinenjavnjavjav onlineav onlinenjavjav onlineav onlineav onlinejav onlineav onlinenjavav onlineav onlinejav onlinejav onlinenjavnjavav onlinenjavnjavjav onlinenjavnjavav onlinenjavjav onlinenjavHMN-540, TENH-010, Rokka Ono, supjav, HEYZO-3282, ENKI-070, Hibiki Natsume, jav online, Non Kobana, DASS-358,

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Preferência de Cookies

Contabilidade para Instituições de Ensino

Contabilidade para Escolas Particulares

Escrito por Paulo Oliveira
novembro 2022 | Leitura: 1 minuto(s).

Contabilidade para Escolas Particulares

Não há dúvidas que a educação é a base fundamental para uma sociedade mais justa, uma economia mais forte e um país mais desenvolvido. Mais do que um negócio, ensinar é uma missão, mas como todo empreendimento, uma escola ou um curso também precisa se manter contábil, fiscal e financeiramente. A contabilidade para escolas é um dos pontos chave para o sucesso de uma instituição de ensino.

Mas qual é o papel da contabilidade para escolas e contabilidade para cursos? Qual a importância que uma contabilidade especializada para o sucesso de um empreendimento escolar? Por que o papel do contador é tão importante para este negócio? Um de nossos especialistas em contabilidade para escolas elaborou este conteúdo para lhe responder a estas e outras perguntas sobre o tema.

A empreender no mercado educacional é um bom negócio?

O acesso à educação está previsto na Constituição, é lei. Quando se pensa em crianças e adolescentes, que são obrigados a frequentar a escola, falamos de um universo de quase 50 milhões de pequenos brasileiros, um pouco mais do que 20% da população brasileira. Isso sem falar em todas as demais faixas etárias, que precisam de escolas e cursos para se desenvolverem constantemente, seja para aprender uma profissão, garantir uma formação universitária, uma língua, uma atividade extra ou para desenvolver conhecimentos já adquiridos.

A educação sempre foi um bom negócio, pois se trata de uma necessidade básica e contínua. É uma missão, um sacerdócio, mas também é uma forma de se realizar profissionalmente e prosperar. O que precisa ficar bem claro, no entanto, é que a educação precisa ser vista também como um negócio e investir na contabilidade para escolas e na contabilidade para cursos é fundamental para o seu sucesso.

Plano de gestão escolar, o primeiro passo

Você deve saber que o primeiro passo de todo novo empreendimento é a realização de um plano de negócios. Ali, o empreendedor vai estudar e planejar sua futura empresa, definindo questões como o que oferecerá ao mercado, onde, como, plano de marketing, estudo da concorrência, investimentos, recursos humanos e muito mais.

Uma escola precisa de um plano de negócios e um plano de gestão escolar. Este segundo planejamento é um estudo específico sobre as ações da escola, da definição de horários a plano pedagógico, passando pela definição de recursos humanos, processos administrativos, definição de calendário de eventos e muito mais. Ele deve ser produzido anualmente, antes do início das aulas.

A saúde financeira é um dos pilares do plano de gestão escolar, afinal os gastos são diários e de alto valor. Estabelecer um orçamento é vital, prever recursos idem, daí fica fácil entender o papel relevante da contabilidade para escolas e contabilidade para cursos.

Legislação X contabilidade

Legalizar uma escola ou um curso não é uma tarefa tão simples. A legislação, neste caso, é bem extensas e rigorosas. Há uma lista de tarefas burocráticas a cumprir, além da definição de questões que envolvem a natureza jurídica, o regime tributário, o contrato social, o pró-labore dos donos e por aí vai. Um escritório especializado em contabilidade para escolas e contabilidade para cursos será fundamental nesse processo.

A contabilidade, os compromissos fiscais e tributários e a gestão financeira de uma escola também serão mais bem conduzidos por quem conhece com autoridade o segmento da educação. A especialização, neste caso, é mais do que bem-vinda, é necessária. Um escritório contábil especializado poderá entregar muito mais, indo além do básico exigido pela lei.

Uma escola precisa, por exemplo, respeitar toda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o Código de Defesa do Consumidor. Sua contabilidade precisa ser o mais profunda possível para maiores entregas.

Localização, fator fundamental para o sucesso da escola

A localização de uma escola ou um curso precisa ser muito bem pensada e avaliada, pois é um dos fatores que certamente contribuirão para o seu sucesso. O local deve ser bem acessível e dispor de uma boa rede de transporte público no seu entorno. Precisa, também, ser um local seguro.

Além da questão pedagógica, claro, a localização é fator primordial na hora da decisão pela matrícula da criança, do jovem e mesmo do adulto na escola ou curso. O ideal é que o estabelecimento de ensino se localize em áreas de grande concentração de prédios, condomínios e casas. Cursos podem optar pelo centro da cidade se o público-alvo for de adultos.

Estrutura física de uma escola

A verdade é que não é qualquer lugar que pode abrigar uma escola. Sua estrutura físcia é grande, portanto considere um local que possas abrigar:

• Salas de aula;

• Local para administração;

• Sala dos professores;

• Biblioteca;

•Berçário (em caso de creche);

• Recepção;

• Copa e cozinha;

• Banheiros diversos;

• Área livre;

• Quadra esportiva;

• Almoxarifado;

• Sala de informática;

• Sala de atividades extras (música, teatro, etc.)

• Área de recreação.

Cuidados na contratação de funcionários

Os recursos humanos de uma escola também merecem uma atenção especial do empreendedor. Será preciso contratar pessoal para as funções de professores e auxiliares; secretária escolar; auxiliares de limpeza; cozinheira; pessoal administrativo; psicólogo e pedagogo; e pessoal de segurança (portaria).

É preciso ter muito cuidado nas contratações, pois os colaboradores precisam entender que suas funções numa escola passam pela questão pedagoga, também. Todos ali educam, não tenha dúvidas disso. Este pessoal precisa ser muito comprometido, vestir a camisa da escola ou do curso e entender que seu papel profissional vai além dos seus afazeres práticos.

Uma seleção pessoal rigorosa deve ser adotada, e nisso a contabilidade para escolas também pode ajudar.

Como organizar financeiramente uma escola?

Como já dissemos, os compromissos financeiros das escolas e cursos são caros e diários. Isso significa que a gestão do fluxo de caixa deve ser muito rigorosa porque o acompanhamento das despesas e dos recebimentos do negócio é fundamental para não permitir que a escola opere no vermelho.

Um fluxo de caixa desorganizado é um passo para o descontrole. E o descontrole traz prejuízos que podem ser irreversíveis, incluindo multas e juros.

Um planejamento financeiro profissional é vital. A escola precisa planejar seus gastos para que possa cumprir com seus compromissos. É preciso projetar tudo o que vai entrar e sair do caixa e controlar as finanças na ponta do lápis (ok, da máquina de calcular).

Uma dica importante é organizar as finanças, separando saídas por categorias. Separe os gastos com fornecedores de outras despesas, como as comerciais, financeiras, administrativas e etc. Assim você poderá ver onde a escola gasta mais e propor medidas para enxugar seus custos. Este controle deve ser diário.

Identifique e separe as despesas, para garantir a reserva de dinheiro para saldá-las. Faça previsões de entradas de dinheiro reais. Automatize estas funções. E, por último, profissionalize essas funções. A gestão financeira será muito melhor executada por um escritório contábil especializado em contabilidade para escolas e contabilidade para cursos.

Tributação para escolas

Como qualquer outro negócio, a escola e o curso também são obrigados a recolher tributos sobre o faturamento, a folha de pagamento, o lucro, a remuneração de seus sócios, a posse de bens imóveis, etc. Portanto, pagará os seguintes tributos: PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, ISS e INSS.

A boa notícia é que instituições de ensino que seguem determinadas regras definidas na legislação podem usufruir de alguns benefícios tributários dependendo do cenário, por exemplo o Simples Nacional.

É exatamente para gozar desses benefícios que um contador especializado em contabilidade para escolas fará toda a diferença.

A instituição de ensino também poderá optar pelo Simples Nacional, se o faturamento anual não passar de R$ 4,8 milhões. Escolas poderão aderir ao Anexo III do Simples, com alíquotas que variam de 6% a 33%, segundo a receita bruta do empreendimento.

Mas qual regime tributário é o ideal? Como as variáveis são muitas, um contador especializado poderá lhe dar a resposta com exatidão, e também por isso ele é fundamental para o seu negócio em educação.

A Prézzo Contabilidade é especializada em contabilidade para escolas

A Prézzo Contabilidade é especializada em contabilidade para escolas, contabilidade para cursos e contabilidade para escolas no Rio de Janeiro. Conhecemos profundamente esse segmento, bem como a legislação pertinente, por isso podemos oferecer muito mais para nossos clientes.

Entendemos que a educação é a base de uma sociedade mais justa e oferecemos todo apoio contábil, fiscal e trabalhista para que nossos clientes cuidem apenas das questões relacionadas a sala de aula. Apoiamos a tomada de decisões gerenciais com dados profundos, o que contribui definitivamente para o crescimento do negócio. Assessoramos escolas e cursos desde a abertura do negócio até o credenciamento na Secretaria de Educação, passando pelo controle fiscal, trabalhista e contábil e consultoria de gestão e operação.

Se você quer saber tudo o que podemos fazer pelo seu negócio, clique aqui e fale com um de nossos especialistas. Ao lado da Prézzo Contabilidade, sua escola ou curso alcança a tranquilidade financeira e contábil que o negócio tanto necessita.

Postagens relacionadas

1 Contato via WhatsApp