Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Preferência de Cookies

Contabilidade para Instituições de Ensino

Contabilidade: A chave de sucesso para sua instituição de ensino

Escrito por Equipe Prèzzo - Contabilidade e Assessoria Empresarial
setembro 2017 | Leitura: minuto(s).

O empresário que considera a contabilidade apenas como uma forma de manter o controle de sua empresa está totalmente enganado.

A contabilidade é a ferramenta essencial para qualquer empreendimento, principalmente quando se trata de uma instituição de ensino, atividade que, de forma geral, exige rígido controle com relação à inadimplência.

Vamos oferecer um pequeno exemplo da importância da contabilidade para sua instituição de ensino: você sabe o quanto vale sua empresa hoje? Se você pretendesse vendê-la ou aceitar um investimento externo, você saberia dizer o valor real da empresa, sem considerar sua marca?

Se você encontrasse um investidor que quisesse investir em sua instituição de ensino, ele certamente iria querer saber o quanto sua empresa vale. Essa informação pode ser decisiva para o futuro da empresa.

Evidentemente, precificar uma empresa é algo muito subjetivo, além de ser bastante complicado, principalmente em razão da marca e do reconhecimento público.

Contudo, com a contabilidade atualizada, você tem em mãos valores exatos com relação ao ativo imobilizado, investimentos, compromissos a pagar e receber e, principalmente, a flutuação da movimentação financeira, que oferece um olhar sobre a rentabilidade do negócio.

A contabilidade, não serve apenas para medir o valor físico de sua instituição de ensino. Também é a ferramenta que permite criar o planejamento estratégico da empresa, permitindo visualizar o momento certo de novos investimentos, mostrando os pontos fortes e fracos com relação a custos e direcionando as atitudes para melhor orientar o encaminhamento das ações.

Entre as principais razões que mostrama contabilidade como a chave de sucesso para sua instituição de ensino, podemos destacar:

       1-A contabilidade permite registrar e administrar as finanças

Sua instituição de ensino movimenta uma quantia financeira considerável todos os meses. A contabilidade permite fazer o registro de toda essa movimentação e demonstra, através de seus relatórios, se a empresa está ou não se mantendo sustentável e se você precisa ou não buscar recursos externos para superar a deficiência financeira em determinados momentos.

Através de todos os lançamentos feitos na contabilidade, você conhece detalhes sobre a movimentação financeira da instituição de ensino, analisando toda a movimentação de valores, suas fontes de recursos, o pagamento de impostos, a administração correta de recursos humanos e os custos que, se analisados criteriosamente, podem ser reduzidos ou eliminados, oferecendo mais fôlego às finanças da empresa.

       2-A contabilidade possibilita encontrar falhas na administração

Um demonstrativo financeiro emitido pela contabilidade da instituição de ensino permite a comparação com outros períodos, podendo identificar e corrigir falhas na administração financeira, eliminando desperdícios ou o uso inadequado de recursos.

A análise através de contabilidade, quando praticada de forma contínua, permite que a instituição de ensino tenha um crescimento seguro e estável, mantendo seu padrão de qualidade na prestação de serviços aos seus alunos.

       3-A contabilidade permite conhecer gastos supérfluos

Com o detalhamento dos lançamentos na contabilidade de sua instituição de ensino, você poderá detectar e conhecer todos os gastos, identificando os necessários e os supérfluos, evitando desperdícios.

Pequenos custos, quando somados no final do período de apuração, acabam representando maior prejuízo para a empresa e podem ser reduzidos, quando devidamente registrados.

       4-A contabilidade garante a saúde financeira da empresa

A maior funcionalidade da contabilidade para garantir a saúde financeira da empresa é a análise dos relatórios gerenciais dentro da periodicidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Desta forma, se for necessário manter um relatório semanal, você terá em mãos as informações do que ocorreu dentro desse período, podendo tomar decisões mais direcionadas a fim de evitar futuros problemas financeiros.

A contabilidade de sua instituição de ensino pode mostrar, através dos relatórios, o total de inadimplência dos alunos e detalhar esses valores, oferecendo uma tomada de decisão mais estratégica e assertiva.

Através da projeção de custos e receitas, você poderá analisar se vai precisar tomar ações corretivas no futuro, mantendo sua instituição de ensino com recursos para garantir sua presença no mercado.

        5-A contabilidade permite gerenciar recursos humanos

O gerenciamento de recursos humanos e de seus custos pode ser analisado através da contabilidade de sua instituição de ensino, podendo prever a necessidade ou não de novas contratações dentro dos recursos disponibilizados pela situação financeira da empresa.

Com essa análise, você poderá melhorar constantemente o quadro docente de sua instituição de ensino, melhorando sua imagem perante o mercado e oferecendo ensino de maior qualidade.

Sempre converse com seu contador sobre os resultados apresentados pela contabilidade de sua instituição de ensino. Nunca tenha dúvidas na análise dos relatórios: o contador é o seu parceiro ideal em qualquer época ou situação.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

    Confira algumas dicas para aprimorar o planejamento estratégico da sua instituição de ensino.

    Em caso de dúvidas, contate-nos! Será um prazer ajudar.

    Sucesso e até a próxima.

    Postagens relacionadas

    1