Nosso site utiliza de cookies para manter a experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com essas condições.

Contabilidade para Instituições de Ensino

Aprenda desenvolver um planejamento estratégico para instituição de ensino

Escrito por Equipe Prèzzo - Contabilidade e Assessoria Empresarial
setembro 2017 | Leitura: minuto(s).

A aplicação de um planejamento estratégico para instituição de ensino não é algo tão comum como em outros segmentos de atividade econômica.

Na maior parte das vezes, as escolas privadas envolvem-se mais nas questões cotidianas, estabelecendo planos para o ano letivo, sem levar em conta estratégias que possam ser aplicadas a médio e longo prazo.

Contudo, é necessário mudar esse conceito, principalmente em consequência do aumento de competitividade no setor educacional. Os últimos anos vêm obrigando as instituições de ensino a desenvolver outra visão para o planejamento estratégico, utilizando essa ferramenta para a tomada de decisões com relação aos rumos a serem tomados pelas escolas.

O planejamento estratégico ainda está limitado a algumas escolas que perceberam sua importância e a necessidade de administrar a instituição de ensino como uma empresa privada, sentindo que só poderão permanecer no mercado as que tiverem maior capacidade de planejamento e de ação.

Além de sua própria elaboração, a instituição de ensino deve encontrar os meios para aplicar e praticar o seu planejamento estratégico, uma vez que, quando este não é colocado em prática e nem levado a sério, será mais difícil para a escola enfrentar a concorrência e se estabelecer no mercado educacional. Para a administração da instituição de ensino, o objetivo é ter alunos com bons resultados no aprendizado, evoluindo de acordo com as necessidades da própria sociedade. Mais do que isso, é preciso que estejam satisfeitos com a qualidade da educação.

Essa, no entanto, não é uma tarefa tão simples se a instituição de ensino não elaborar o seu planejamento estratégico. Atingir o sucesso com seus alunos é o que vai fazer com que a escola seja respeitada e consiga aumentar o número de estudantes. Para tal, elaborar o seu plano de ação é a solução mais eficiente para encontrar um caminho e resolver esse problema.

O que é o planejamento estratégico para a instituição de ensino?

O planejamento estratégico deve ser analisado em seu contexto global, bem diferente de um plano de estudos aplicado para um ano letivo.  A formação do plano acontece através de uma sequência de diversas operações que, quando ordenadas, permitem que uma empresa atinja seus objetivos específicos.

Enquanto isso, o planejamento  é um meio de gerenciar, de planejar e de executar as ações, de uma forma detalhada, possibilitando atingir as metas traçadas para médio e longo prazos.

Para uma instituição de ensino, o planejamento estratégico deve ser visto como a ferramenta que possibilita entender a realidade do estabelecimento educacional. Através de um processo detalhado de avaliação, deve-se criar uma perspectiva para o futuro da escola, tomando por base as mudanças que são feitas ao longo do tempo.

A elaboração de um planejamento estratégico deve levar em consideração o diagnóstico completo da instituição de ensino, com todas as atividades das pessoas envolvidas com a educação.

Como criar o planejamento estratégico para a instituição de ensino

O administrador da instituição de ensino é quem deve tomar a iniciativa de elaborar o planejamento estratégico para o estabelecimento, devendo ainda orientar sua equipe de pessoal para adotar as medidas tomadas, conseguindo o melhor retorno sobre toda e qualquer experiência, sendo esta uma situação que envolve desde coordenadores até professores e auxiliares.

O planejamento estratégico deve ser elaborado a partir da situação real da escola no presente, analisando com critério todas as condições para que ele possa ser implantado e concretizado. Dessa forma, torna-se mais fácil adotar soluções para resolver os problemas identificados.

Cada escola possui suas próprias características e sua metodologia educacional, atendendo às normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, o que leva o planejamento estratégico a ser continuamente estudado e analisado, tomando as medidas necessárias para que tenha continuidade.

Entre as iniciativas a serem adotadas, é necessário que haja um bom acompanhamento dos estudantes, analisando seu desempenho e encontrando as causas para que seu aprendizado seja cada vez mais eficiente.

Havendo qualquer tipo de problema no plano educacional, é possível, dessa maneira, identifica-los desde o princípio, impedindo que fujam ao controle e possibilitando aos alunos chegar ao final do período com bons resultados.

Entre as medidas para a elaboração do planejamento estratégico para a instituição de ensino, as principais são as seguintes:

  • Montar um diagnóstico das atividades escolares e com os profissionais diretamente envolvidos na educação. Esse diagnóstico deve ser elaborado através de documentos, questionários e entrevistas;
  • Identificar os principais problemas e queixas dos alunos através dos resultados levantados no diagnóstico;
  • Buscar todas as informações e estatísticas sobre a situação atual da escola, além do contexto vivido pelos alunos e dos problemas enfrentados;
  • Estabelecer um cenário para a instituição de ensino perseguir e alcançar com a solução dos problemas apresentados;
  • Criar metas e objetivos e descrever ações a serem adotadas pela escola para implantar o planejamento estratégico.

Se você administra uma instituição de ensino, converse com seu contador sobre a melhor forma de elaborar o planejamento estratégico para seu estabelecimento. As medidas a serem adotadas devem conduzir sua escola para uma melhor posição no mercado, permitindo enfrentar os concorrentes.

Agora você já sabe como desenvolver um bom planejamento estratégico para a sua instituição de ensino. Aproveite e confira dicas para aprimorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

É hora de aplicar o que aprendeu e obter os resultados desejados.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

    Somos uma Empresa de Contabilidade no Rio de Janeiro – RJ especializados em contabilidade para instituições de ensino, e nossos profissionais certamente lhe apresentarão soluções para reduzir sua carga tributária, utilizando-se dos meios legais para isso.

    Venha tomar um café conosco e vamos fazer o melhor planejamento tributário para a sua instituição de ensino!

    Até breve…

    Postagens relacionadas

    1