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Contabilidade para Comercio Varejista

O que vender em tempos de crise – saiba como se posicionar corretamente!

Escrito por Paulo Oliveira
janeiro 2018 | Leitura: minuto(s).

Em uma era onde a incerteza política e econômica domina o mercado, o empreendedor se encontra com a seguinte dúvida: o que vender em tempos de crise?

Essa pergunta não é realizada por poucos empresários, não. É a dúvida de muitos! E, eu posso te garantir… a resposta para ela desanima muitos empresários. Será que você é um deles?

Descubra agora!

O que vender em tempos de crise?

A resposta que desanima os empreendedores e empresários é: depende, e muito!

Mas, depende do quê?

Depende do quão interessado você está em fazer dinheiro, mesmo com o tempo ruim…

E, se o seu interesse for grande, então significa que você tem uma boa oportunidade em mãos!

A Prèzzo está aqui para te explicar melhor como isso funciona. E nós faremos isso antes de te dizer no que investir, porque para dar certo, você precisa estar por dentro do cenário como um todo. Portanto, continue a leitura e mergulhe de cabeça no que vamos te mostrar agora.

Se trata de uma velha história...

Sabe aquela história de que, quando chove pesado, alguns preferem se esconder e outros aproveitam para vender guardas-chuva? Você certamente já ouviu falar sobre algo parecido. E é sobre essa história que começaremos a falar.

É um fato que vários setores foram afetados de forma absurda pela crise. Alguns, nem tanto. Entretanto, o medo permeia a mente e as empresas da maioria dos empreendedores do Brasil.

Então, deixa eu te explicar uma coisa que, talvez, poucas pessoas tenham tido a coragem de te dizer sobre o varejo: não se trata apenas do que vender, mas de como vender!

Um exemplo: em dias ensolarados, é muito mais fácil vender picolés do que em um dia frio. Isso significa que as pessoas só consomem picolés no calor? Não.

Significa que não existem pessoas que consomem picolés no frio? Não!

O real significado disso é que, quando está frio, o empreendedor que deseja fazer com que seus picolés sejam vendidos precisa conhecer TODOS os públicos que compram picolés. Isto é, se quiser garantir que as suas vendas continuem.

E como fazer isso?

Bom, se você já tem um negócio, fica um pouco mais fácil saber para que lado mirar e descobrir o que vender em tempos de crise. Por incrível que pareça, é mais fácil já ter um estudo de mercado para definir o seu posicionamento do que começar do zero.

Porém, é verdade: quem começa do zero tem um escopo muito maior de possibilidades para investir. Entretanto, um grande número de oportunidades pode acabar por confundir quem deseja empreender e se tornar um empecilho.

Então, vamos lá. Para você, que já tem um negócio e deseja vender os seus produtos mesmo em tempos difíceis:

O varejo atende a diversos públicos, você conhece os seus?

Se sim, ótimo. Se não, precisará conhecer. Entenda os hábitos de consumo dos nichos que você atende, descubra se existem variações para esses hábitos, experimente pesquisas e descubra se você pode fazer com que as vendas de um produto cujos resultados não são muito animadores subirem pelo menos um pouco.

Explore uma comunicação diferenciada: fale com os seus consumidores de outra forma. Às vezes, você não está conseguindo passar o valor por trás do que você vende da maneira correta, logo, eles consideram esses produtos como supérfluos. Mostre que seu público precisa desses itens!

Você pode vender guardas-chuva quando o clima está bom! Basta saber comunicar isso para o público.

Você pode trabalhar com:

  • Prevenção;
  • Previsão do Tempo;
  • Uma abordagem que destaca os problemas que a chuva pode trazer.

E o que mais a sua criatividade permitir. O que importa é tentar e transmitir o valor dos seus produtos para seus consumidores. Faça-os entender que você não está vendendo produtos, mas sim BENEFÍCIOS e SOLUÇÕES!

Agora, vamos à parte final deste post: o que vender em tempos de crise!

Negócios para investir em tempos de crise

Existem alguns negócios que se mostram como excelentes oportunidades para o investimento, mesmo em tempos de crise. Conheça-os!

Varejo de alimentos e bebidas - sempre procurado para quem quer fazer uma “boquinha”, independentemente da época.

  • Lanchonetes - segue o mesmo princípio do exemplo acima;
  • Restaurantes Populares - mesmo com a crise, as pessoas ainda precisam almoçar fora, justamente porque precisam trabalhar mais e têm pouco tempo para preparar suas refeições;
  • Panificadoras, laticínios e doces - padarias são ótimas opções para comercializar doces, pães e laticínios, e se tornam excelentes pedidas para um café da manhã e coffee breaks.

Comércio varejista voltado para roupas e acessórios populares - ideal para quem quer gastar pouco e se manter descolado.

  • Lojas do tipo bazar - roupas a preços mais baixos - e até mesmo usadas - servem como boas opções, quando o empreendedor sabe como se posicionar nesse mercado;
  • Lojas de bijouterias e acessórios - com a crise, investir em bijouterias populares supre a necessidade de usar jóias e acessórios caros, podendo servir muito bem para o seu bolso e para os dos clientes.

Varejo de cosméticos - uma excelente opção para quem quer aproveitar uma fatia do mercado que continua utilizando produtos de beleza - tanto para homens quanto para mulheres!

  • Por mais que certos produtos sejam deixados de lado em períodos financeiramente mais sombrios, batons, delineadores, rímel, sombras e cremes se mantêm com uma saída aceitável, sem falar nos esmaltes e outros produtos para cabelo.

Agora você já tem uma ideia sobre o que vender em tempos de crise! Em caso de dúvidas, entre em contato com a Prèzzo! Nós podemos te ajudar a realizar esses investimentos sem riscos.

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Confira as tendências para o varejo em 2018!

Até mais!

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