Vale a pena investir no comércio varejista? Confira as tendências para 2018!

como abrir uma clínica médica
Passo a passo de como abrir uma clínica médica – seja um empreendedor!
5 de janeiro de 2018
abrir um consultório e ter sucesso
O que um médico precisa ter para abrir um consultório e ter sucesso com seu negócio?
18 de janeiro de 2018

O mercado do comércio varejista desperta o interesse em muitos empreendedores, principalmente por conta de englobar uma boa variedade de diferentes tipos de negócio e somar resultados atraentes para quem está de olho nos números.

Hoje, abordaremos algumas questões sobre esse mercado tão importante  para o desenvolvimento do país. E, ao final, você terá a oportunidade perfeita para se posicionar diante do assunto e decidir se vale a pena investir no comércio varejista!

Uma visita ao passado do comércio varejista

Para começarmos a descobrir se esse é um empreendimento em que vale a pena investir, precisamos olhar primeiro o que aconteceu no passado e os números que esse setor trouxe para os empreendedores.

Segundo a CNC, os segmentos que mais se destacaram no último ano foram os seguintes:

  • Artigos de uso pessoal e doméstico – crescimento de 8,0%;
  • Móveis e eletrodomésticos – crescimento de 6,1%;

E a principal causa para isso foi a Black Friday, data inspirada na versão norte-americana de mesmo nome, onde as lojas oferecem diversos produtos e serviços por preços muito abaixo do normal.

É o tipo de informação que, ao ser divulgada pela mídia, atrai todo tipo de empreendedor, que ao se sentir tentado pela oportunidade, começa a pensar em investir no mercado do comércio varejista.

A Black Friday não foi a única data a atrair os compradores para as lojas.As compras de Natal trouxeram uma melhora nos resultados dos shopping centers também, segundo a ALSHOP – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping. O crescimento foi de 6%, quando comparado com o ano anterior e, se traduzirmos essa porcentagem, notamos que o crescimento foi de R$ 51, 2 bilhões.

E o futuro?

O crescimento esperado para o ano de 2018 é de 5,1%, segundo a CNC. Isso acontece porque existe a expectativa de que a inflação se mantenha na sua média durante todo o ano, algo que possibilita que todas as taxas de juros permaneçam praticamente inalteradas. É claro que a previsão pode variar bastante, já que vários fatores podem causar um aumento repentino no preço das mercadorias.

De qualquer forma, o futuro parece ser animador, ao menos para o ano de 2018.

Não tem tempo ruim

Isto é, se você souber aproveitar as oportunidades. Existe uma história muito popular no empreendedorismo sobre uma grande tempestade.

Essa tempestade de proporções únicas assustou todos os vendedores, pois eles não sabiam como venderiam seus produtos durante a chuva. Absolutamente todos eles se esconderam dentro de suas casas e trancaram as portas.

Entretanto, um deles olhou pela porta e viu uma oportunidade – e todas pessoas que estavam lá fora? Se molhariam? É aí que ele teve a ideia de fabricar e vender capas de chuva.

Quando todos os outros vendedores saíram de suas casas para retomar os seus negócios, já estava sol e todos já tinham ido para as suas casas. Enquanto isso, o vendedor de capas de chuva se preparava para guardar suas coisas e ir embora.

A moral dessa pequena história? Quem faz as oportunidades é o empreendedor. É preciso dar vazão à liberdade criativa e encontrar formas de gerar inovações no mercado do comércio varejista.

Por fim, com possibilidades tão amplas de sucesso, você poderá investir em roupas, alimentos e itens diversos. Basta verificar se existe demanda e se pode investir a quantia necessária para o negócio começar a operar.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Quer saber como você pode começar o seu negócio de varejo? E que tal dicas sobre os processos financeiros necessários para estruturá-lo? Entre em contato com a Prèzzo.

A Prèzzo é uma empresa contábil no Rio de Janeiro. Nós somos uma empresa especializada na contabilidade para o comércio varejista e temos as soluções que você precisa para investir no varejo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1