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Contabilidade para Produtores Digitais

Tributação para YouTubers e produtores digitais: Como economizar nos impostos

Escrito por Paulo Oliveira
setembro 2022 | Leitura: 1 minuto(s).

Tributação para YouTubers e produtores digitais: Como economizar nos impostos

Se você é mais um empreendedor que pretende iniciar sua carreira como YouTuber ou produtor digital, ou mesmo já atua nestes segmentos, sabe muito bem que a tributação pode variar muito, com consequência direta sobre o seu faturamento. Mas como pagar menos tributos? A contabilidade para YouTubers tem a resposta.

É justamente para te responde a esta pergunta de forma assertiva e completa que produzimos este conteúdo sobre tributação para YouTubers e produtores digitais: como economizar nos impostos. Leia-o até o fim e saiba tudo sobre o tema. Mas se você ainda tiver alguma dúvida, fale conosco. Estamos aqui justamente para lhe orientar sobre contabilidade para YouTubers!

O que é um YouTuber e um produtor digital?

Se você já morreu de rir com algum vídeo do Whindersson Nunes, buscou dicas valiosas sobre carros e motos de luxo com Renato Garcia ou acessou o canal Mais que Finanças, de Paulo Oliveira, para entender melhor o mundo das finanças, você sabe exatamente o que é um YouTuber. Trata-se de um profissional, não importa sua formação, que despeja conteúdo no YouTube para consumo de seus seguidores. Em geral, é reconhecido como uma autoridade no seu segmento e, por isso, é um influenciador digital.

Já o produtor digital é o profissional que produz um produto digital, também conhecida como infoproduto. Ou seja, é quem produz um e-book, um programa de assinaturas, uma revista eletrônica, um curso online, um audiobook, um podcast ou qualquer outro produto que transmita algum tipo de conhecimento e seja vendido e distribuído pela internet.

E o que ambas atividades têm em comum? As infinitas oportunidades que o mercado digital oferece. Afinal, na internet o céu é o limite!

É preciso montar uma empresa para trabalhar como YouTuber ou produtor digital?

Definitivamente, não! Se você quer apenas saber se uma pessoa pode se dedicar a montar, abastecer e faturar com um canal no YouTube ou se pode produzir algum infoproduto de forma autônoma, sem uma pessoa jurídica por trás disso, a resposta é: pode, sim!

Mas se você quer saber o que é mais vantajoso - trabalhar como autônomo ou como pessoa jurídica - o próximo tópico vai lhe interessar muito. Porque se você pretende trabalhar neste meio, é preciso pensar sobre contabilidade para YouTubers.

O que é mais vantajoso: trabalhar como autônomo ou como pessoa jurídica?

Antes de tudo, saiba que toda atividade profissional remunerada, não importa qual, é passível de pagamento de Imposto de Renda. Se o sujeito é autônomo e o faturamento for ao menos um centavo a mais do que R$ 1.903,98 mensais, precisa prestar contas com o leão do Fisco. A alíquota vai de 7,5% a estrondosos 27,5%, e olhe que nem estamos considerando, aí, o INSS e o ISS, ok?

Isso significa que o leão vai morder praticamente um terço de tudo o que você ganhar, e isso sobre o faturamento bruto. O Governo será seu sócio, ficando apenas com o bônus! É muito importante ter esse entendimento do quanto você pagará de Imposto de Renda como autônomo ao pensar sobre tributação para YouTubers e produtores digitais: como economizar nos impostos.

Como é a tributação sobre uma empresa de YouTuber ou produtor digital?

Mas e a tributação para YouTubers e produtores digitais? Você já sabe que vai gastar uma dinheirama se atuar como YouTuber ou produtor digital de forma autônoma, mas como ficam os impostos pagos por uma empresa que atua nestes segmentos?

Se ela optar pelo regime tributário lucro presumido, pagará de tributação 13,33% ou 16,33%. A diferença é por conta do ISS, que varia entre alíquotas de 2% e 5%, dependendo do município onde a empresa estiver sediada. Os impostos inclusos aí são o Programa de Integração Social (PIS); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); Imposto de Renda Pessoa Jurídica; Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSSL); Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS - exclusivo para Comércio); e o Imposto Sobre Serviços (ISS - exclusivo para serviços).

Note que a tributação para YouTubers e produtores digitaisno lucro presumido já é bem menor do que a alíquota de 27,5% do Imposto de Renda da pessoa física, certo? Portanto, se você abrir uma empresa de YouTuber ou de produtor digital e optar pelo regime tributário lucro presumido, já sairá ganhando muito!

Como funciona a tributação de empresas de YouTubers e produtores digitais no Simples Nacional?

Outra opção é que a sua empresa de YouTuber ou de produtor digital faça adesão ao Simples Nacional. Trata-se de um regime tributário simplificado, que reúne todos os impostos federais, estaduais e municipais em um único boleto, daí chamá-lo de “Simples”.

A alíquota de impostos que sua empresa vai pagar no Simples Nacional pode ser, dependendo do faturamento, uma grande vantagem quando pensamos em contabilidade para YouTubers. De acordo com suas especificidades, as empresas se encaixam em anexos, e cada anexo tem suas alíquotas específicas.

Uma empresa que comercializa infoprodutos, como e-books, por exemplos, poderá aderir ao anexo I, cuja alíquota vai de apenas 4% (faturamento anual de até R$ 180 mil) a 19% (para faturamento maior que R$ 3,6 milhões e menor do que R$ 4,8 milhões). Empresas que fazem negócios digitais podem ser enquadradas por conta de suas atividades no ao anexo III ou V e pagar uma alíquota entre 6% e (faturamento anual de até R$ 180 mil) a 33% (para faturamento maior que R$ 3,6 milhões e menor do que R$ 4,8 milhões). Portanto é indispensável fazer uma análise com um contador especializado em contabilidade para youtubers, para identificar quando optar não por este regime tributário ou outro com que gere mais economia, seja ele Lucro Presumido ou Lucro Real.

Vamos considerar que sua empresa fature até R$ 180 mil anualmente e possa aderir ao anexo I. isso significa uma alíquota de apenas 4%, e note que todos os impostos estão embutidos aí. Bem diferente de 27,5%, mais ISS e Previdência Social do Imposto de Renda de pessoa física, não?

YouTuber ou produtor digital pode ser um microempreendedor digital (MEI)?

Como a Prézzo Contabilidade é especialista em contabilidade de empresas que trabalham no mercado digital, muitos empreendedores nos procuram para tirar suas dúvidas sobre contabilidade para YouTubers. E uma das perguntas que mais nos fazem é: um YouTuber e um produtor digital podem ser microempreendedores individuais (MEIs)?

O MEI é uma natureza jurídica criada para tirar empreendedores da informalidade. Eles passam a contar com um CNPJ, podem passar nota fiscal e têm acesso aos benefícios da Previdência Social, isso tudo pagando um imposto mensal que não passa de algo em torno de R$ 60,00. É mesmo uma maravilha! Mas o faturamento da empresa não pode ultrapassar um centavo sequer acima de R$ 81 mil anuais.

De qualquer forma, YouTubers e produtores digitais não podem ser formalizar como microempreendedores individuais. Desde 2019 a legislação que rege o MEI eliminou 26 ocupações, incluindo, aí, as relacionadas a atividades digitais, como infoprodutores.

Vale a pena contratar uma contabilidade especializada para empresas de YouTubers e de produtores digitais?

Mas é claro que sim. Antes de tudo, é importante deixar claro que você não pagará mais pela prestação de serviços de um escritório de contabilidade só porque ele tem expertise no seu negócio. Além disso, um escritório de contabilidade especializado poderá entregar muito mais, não é verdade?

Como você já sabe, dependendo das condições de sua empresa, ela poderá aderir a diferentes anexos do Simples Nacional, pagando mais ou menos imposto. Um contador especializado, na hora de legalizar sua empresa, saberá indicar os melhores CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), já de olho na  contabilidade para YouTubers.

Se você já tem sua empresa formalizada, poderá contratar um serviço contábil especializado para, por exemplo, promover um amplo estudo tributário, visando o pagamento de menos impostos. Você sabia, por exemplo, que um e-book goza de imunidade tributária? Pois é, seu contador especializado saberá muito bem como cuidar da  contabilidade para YouTubers.

Prézzo Contabilidade: expertise em contabilidade para empresas de YouTubers e produtores digitais

A Prézzo Contabilidade oferece toda a comodidade, segurança e economia de uma contabilidade digital, por meio de uma plataforma própria, aliada a uma atendimento humano, focado, proativo e individualizado. Somos especialistas em contabilidade para empresas do mercado digital, conhecemos este mercado intimamente, bem como a legislação pertinente. Por isso, podemos oferecer muito mais. Por exemplo, sabemos exatamente tudo sobre  contabilidade para YouTubers. Clique agora aqui, fale com um de nossos especialistas e saiba exatamente o que podemos fazer pelo seu negócio, turbinando seus resultados.

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