Planejamento Tributário para advogados – como funciona?

Controle Financeiro para advogados
Controle Financeiro para advogados – o seu escritório em pleno equilíbrio
4 de maio de 2018
Softwares Jurídicos
Softwares Jurídicos – Conheça os 3 melhores para utilizar no seu escritório!
17 de maio de 2018

Planejamento Tributário para advogados – como funciona?

Planejamento Tributário para Advogados

Um escritório de advocacia que visa o seu crescimento e deseja atingir resultados superiores – e expressivos – precisa se preocupar com as despesas. Os impostos não podem ficar de fora, não é mesmo? Por isso, hoje você entenderá como funciona um Planejamento Tributário para Advogados.

O que acontece é o seguinte: muitas empresas no Brasil se encontram encurraladas pela complexidade tributária do país. Não é uma situação incomum e, uma das ocorrências mais frequentes nesses casos – e mais indesejáveis – é o pagamento de impostos a maior. Quando não se sabe quais impostos é necessário pagar, aceita-se o risco de pagar mais tributos que o necessário, e esse hábito pode levar um escritório de advocacia à ruína, assim como acontece com qualquer empresa que desenvolva essa prática.

O pagamento de impostos a maior se torna um catalisador de ocorrências negativas nas finanças do escritório. Para se ter uma ideia mais concreta a respeito do assunto, ilustro alguns exemplos abaixo:

Pense que José, um advogado com ampla experiência no mercado, paga impostos a maior, mas ainda não sabe disso.

Com o tempo, José nota que não está conseguindo reter seus lucros. Ele percebeu que, por algum motivo, o dinheiro não está rendendo! Fica difícil investir em melhorias e garantir o equilíbrio da saúde financeira do negócio. Mas, qual poderia ser a causa disso?

Os impostos? Provavelmente essa seria a última possibilidade a ser considerada por José. Contudo, isso aflige muitos advogados e empresários em geral.

Quando alguém paga impostos a maior, dificilmente sobra dinheiro para direcionar a outras áreas do negócio! E é muito difícil identificar esse desafio, visto que é preciso ter um conhecimento amplo sobre o âmbito tributário, além de conhecer as técnicas disponíveis para reduzir impostos e entender como comunicar isso à Receita Federal.

E onde entra o Planejamento Tributário para Advogados nisso?

O planejamento tributário para advogados é a ferramenta certa para garantir que o advogado pague impostos na medida certa. Ele é conduzido por um profissional contábil, que possibilita que o advogado tenha em mãos o regime tributário mais adequado à realidade econômica do seu escritório, dadas as possibilidades existentes.

Quando o Planejamento Tributário está em vigor, são levantados todos os tributos a serem pagos pelo escritório de advocacia. Dessa forma, o advogado se torna obrigado a pagar apenas aquilo que é exigido pela legislação, deixando todos os tributos não obrigatórios de lado, o que proporciona economia e possibilita que esse dinheiro seja melhor investido DENTRO do escritório.

Contudo, é importante destacar que esse tipo de atividade não deve ser conduzida sem uma explicação razoável à Receita Federal. Não é possível simplesmente deixar de pagar impostos, sem mais nem menos. Portanto, o advogado que deseja pagar menos impostos precisa da assessoria de um contador especializado na sua atividade, que poderá comunicar à Receita a razão para o não pagamento dos tributos que não são obrigatórios.

Feito isso, não há empecilhos. O advogado pode economizar com impostos.

Vale ressaltar que a escolha do regime tributário ideal, bem como a migração para o mesmo, além de todas as outras ferramentas disponíveis para reduzir custos e manter a saúde financeira do advogado, depende inteiramente da presença de um contador especializado na advocacia. Portanto, se o seu escritório deseja transformar a economia em realidade, entre em contato com a Prèzzo e vamos trabalhar juntos para isso.

Conheça 3 passos essenciais para a gestão de um escritório de advocacia.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1