Descubra como reduzir os custos fixos de um escritório de advocacia

Marketing Jurídico – como divulgar seus serviços sem ferir as normas da OAB?
3 de abril de 2018
como montar escritório de advocacia
Passo a passo de como montar escritório de advocacia
12 de abril de 2018

Cuidar da gestão do escritório de advocacia e ainda pensar em como diminuir os custos excessivos do negócio sem deixar as atividades da sua rotina diária de lado, garantindo o sucesso dos casos dos clientes que você defende é uma tarefa quase impossível, para não dizer impraticável! Porém, é preciso saber como reduzir os custos fixos de um escritório de advocacia para ter sucesso no seu negócio.

É normal que imprevistos aconteçam e gerem gastos inesperados. Entretanto, é importante sempre se atentar às possibilidades de cortar custos desnecessários.

As dicas abaixo ajudarão você, doutor ou doutora, a economizar e tornar o seu escritório mais sustentável.

Quer saber como? Eu te conto!

  • Reutilize suprimentos: reutilizar folhas ou até mesmo imprimi-las usando os dois lados é uma estratégia muito simples de ser seguida e, a longo prazo, gera uma economia significativa. É claro que essa estratégia não pode ser utilizada em 100% dos casos, mas ainda é viável. Para o que puder, tenha documentos digitalizados.
  • Aplicativos de transporte: É normal que um escritório precise enviar documentos ou que um advogado precise realizar atendimento fora do escritório. Para isso, utilize aplicativos de transporte para documentos. Com essa ferramenta, é possível saber qual empresa cobra mais barato pelo serviço.
  • Automatização: esquecer uma lâmpada ligada ou a torneira aberta causa um estrago inesperado nas contas do fim do mês. Para evitar isso, automatize o escritório para que a lâmpada acenda apenas quando houver alguém no ambiente ou para que a torneira desligue sozinha após o uso, por exemplo. A utilização de sensores é uma realidade e pode ser aplicada sem custos muito altos.

1. A importância de saber como reduzir os custos fixos de um escritório de advocacia

Compartilhar espaço de trabalho para dividir o aluguel, reutilizar suprimentos e se atentar aos consumos excessivos são gestos que trazem retorno financeiro relevante para o escritório.

A importância de reduzir os custos está na possibilidade de utilizar a economia gerada para reinvestir na empresa. Esse processo aumentará a capacidade de crescimento do escritório e o tornará mais competitivo.

Para manutenção de equipamentos e outros itens do escritório, tenha uma lista de provedores de serviços, pesquise bastante, e garanta que a relação custo x benefício do que você adquire seja viável e benéfica para seu escritório.

2. Planejamento mensal

Este é um dos mais importantes processos para saber como reduzir os custos fixos de um escritório de advocacia.

Analise atentamente o quanto o escritório realmente precisa para manter as atividades.
Feito isso, trabalhe diariamente para obedecer aos limites de gastos anotados durante o planejamento.

É claro que um imprevisto pode acabar com toda a meta de economia, mas estar comprometido a reduzir custos resultará em um melhor aproveitamento do caixa da empresa.

3. Utilize as redes sociais para se comunicar

Atualmente, as pessoas costumam se comunicar por meio de redes sociais em vez de utilizarem o telefone.

Esse hábito é uma oportunidade de utilizar aplicativos de comunicação para falar com seus clientes, funcionários e fornecedores em vez de gastar com telefone fixo, bem como redes sociais.

4. Encontre mão de obra de qualidade por um preço menor

Esta é a estratégia mais inteligente de como reduzir os custos fixos de um escritório de advocacia.

Em meio a crises econômicas, é comum encontrar alguém desempregado com competência suficiente para realizar os trabalhos do escritório sem sair de casa.

O home office é uma modalidade de trabalho cada vez mais comum, que traz uma economia expressiva. Quem contrata não precisa pagar pelo transporte e alimentação do funcionário.

5. Tenha um escritório de advocacia virtual

Quando uma pessoa precisa de um produto ou serviço, o mais comum é que ela logo recorra à internet para encontrar o melhor preço.

Portanto, estar presente na internet é determinante para alcançar novos clientes e reduzir drasticamente custos causados por um escritório físico.

Elabore um site e esteja presente nas redes sociais. Poste conteúdos atualizados produzidos por um profissional de comunicação. Isso com certeza irá destacar o escritório e trazer novos clientes.

Agora que você já tem as dicas de como reduzir os custos fixos de um escritório de advocacia, está na hora de criar um planejamento para tornar o seu negócio mais competitivo e sustentável.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Prèzzo. Nós podemos te ajudar a ir além e reduzir seus custos, descobrindo as causa exatas de aumentos irregulares e as eliminando pela raiz.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Conheça os outros 3 passos que você precisa respeitar para sua gestão ser mais assertiva em um escritório de advocacia.

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1