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Contabilidade para Restaurante

Aprenda como fazer um bom plano de negócios para restaurantes

Escrito por Paulo Oliveira
agosto 2017 | Leitura: 1 minuto(s).

Antes de começar qualquer empreendimento é necessário montar o plano de negócios. Essa ferramenta é de fundamental importância por se tratar de um documento que descreverá todos os detalhes do restaurante, desde sua abertura, seu desenvolvimento e sua condução, contendo todas as ações e etapas que devem ser seguidas para conseguir resultados positivos.

O plano de negócios para restaurantes deve colocar à disposição do empresário as condições do mercado, das atividades que serão desenvolvidas e dos produtos que oferecerá à sua clientela. O processo de produção do plano pode ser trabalho, mas fará a diferença e oferecer benefícios para o estabelecimento.

Se você pretende montar um restaurante, lhe apresentaremos neste artigo uma base para você montar um bom plano de negócios para seu empreendimento. E, se você já tem um restaurante montado, as recomendações ajudarão a direcionar sua empresa para um caminho de bons resultados:

       1-A base do plano de negócios: o público-alvo

O restaurante é um estabelecimento que trabalha com alimentação. O primeiro ponto a pensar é: que tipo de alimentação? Para começar o plano de negócios é importante definir os tipos de alimentos que serão oferecidos, podendo, assim, definir o público-alvo.

Se o restaurante trabalhar com pratos sofisticados, o público-alvo será de pessoas com maior poder aquisitivo; se for uma churrascaria, terá como público-alvo pessoas de classe média e executivos; e assim por diante.

Com a definição do público-alvo, você poderá desenvolver melhor suas atividades, conhecendo as características da futura clientela, definindo como apresentará os pratos e como serão oferecidos os serviços, além de, evidentemente, criar o ambiente para o atendimento desses clientes.

A definição do público-alvo permitirá ainda a forma de divulgação que o restaurante aplicará e as melhores estratégias de marketing a serem usadas para que o estabelecimento seja conhecido.

        2-Segunda etapa do plano de negócios: o ponto comercial do restaurante

Na segunda etapa da elaboração do plano de negócios, você deve pensar na localização do restaurante. Se o estabelecimento atenderá um público mais sofisticado, deverá ser construído num local nobre, ao passo que, se for um restaurante popular, sua localização deve ser num local com grande movimentação de pessoas.

A escolha do local deve ser feita em razão do público-alvo, levando o estabelecimento mais próximo da futura clientela para que o restaurante tenha a frequência necessária de pessoas e possa manter sua sustentabilidade.

         3-Terceira etapa do plano de negócios para restaurantes: o capital necessário para montar o restaurante

Com a definição do público-alvo e da localização do restaurante, o terceiro passo para elaborar o plano de negócios é conhecer o capital necessário para o empreendimento. Nessa etapa é preciso descrever todas as informações referente ao capital para concretizar a instalação do estabelecimento.

Para esta fase é importante ser realista com relação aos custos, mantendo sempre uma reserva para evitar problemas futuros por falta de recursos. O levantamento deve computar todos os gastos necessários, analisando cada ambiente e os equipamentos necessários.

Entre os custos é preciso inserir no plano de negócios a compra ou aluguel do espaço físico, a aquisição de materiais e equipamentos para o desenvolvimento das atividades, os móveis, a decoração do ambiente, as mercadorias de estoque, a divulgação do novo estabelecimento, etc.

Com todas essas informações o empresário estará melhor preparado, sabendo onde aplicará o seu investimento e não tendo prejuízos.

          4-Quarta etapa do plano de negócios para restaurantes: levantamento dos fornecedores

Fazer o levantamento dos fornecedores é essencial para o sucesso do restaurante, já que é preciso ter produtos de qualidade, que possibilitem produzir alimentos dentro das especificações exigidas pela legislação, que não causem problemas de saúde.

Estabelecer parcerias com os fornecedores torna tudo mais fácil, garantindo o fornecimento dos produtos no prazo acertado, conseguindo boa negociação, ao mesmo tempo que se tem a garantia de alimentos com qualidade.

O plano de negócios deve incluir a pesquisa dos fornecedores disponíveis na região, conhecendo os melhores e os que oferecem preços mais adequados. Com a pesquisa pronta, o empresário deve visitar todos os fornecedores escolhidos e fechar as parcerias.

          5-O planejamento estratégico e o fluxo de caixa no plano de negócios para o restaurantes

Com todos os itens computados, o empresário deve manter no seu plano de negócios todos os gastos e custos necessários para a instalação de seu restaurante. Com esse levantamento é possível saber quais são os custos indispensáveis e aqueles que podem ser substituídos por outros mais convenientes.

A partir daqui, é preciso manter o fluxo de caixa atualizado, tendo a projeção de receitas e despesas, estabelecendo o planejamento estratégico para a empresa e garantindo uma boa lucratividade.

Todas as etapas da elaboração do plano de negócios para o restaurante devem ter a assessoria do seu contador: ele poderá orientar com relação à sua confecção e às variações necessárias para que seu empreendimento consiga o sucesso esperado.

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