Para que um restaurante seja diferenciado e muito bem sucedido, além da qualidade dos alimentos que serve, o mesmo precisa ter uma equipe bem treinada, que preste um atendimento de muita excelência. A equipe do seu restaurante é a primeira impressão que o seu cliente vai ter sobre seu estabelecimento.
Neste artigo vamos falar sobre algumas dicas e recomendações para tornar a equipe do seu restaurante mais eficiente e primorosa no atendimento. Acompanhe conosco:
1-A equipe do seu restaurante deve trabalhar a relação com o cliente
A maior atenção que a equipe de seu restaurante deve ter é com relação ao contato com o cliente, dominando a arte de se relacionar com o público. A seguir, veja alguns cuidados necessários para um bom relacionamento com a clientela:
- Respeito à opinião e à presença dos clientes;
- Não levantar o tom de voz, mesmo que o cliente não tenha razão;
- Manter paciência e tranquilidade;
- Nunca demonstrar impaciência e insatisfação;
- Ser honesto com os clientes e
- Prestar atenção às suas queixas e reclamações.
2-A equipe do seu restaurante deve ter capacidade para resolver problemas
Normalmente, os problemas apresentados em restaurantes são resolvidos pelo gerente. Contudo, toda a equipe do seu restaurante deve estar capacitada para assumir responsabilidades e solucionar os problemas, principalmente quando não houver um chefe responsável no momento.
3-A equipe do seu restaurante deve ter postura e saber abordar o cliente
A equipe do seu restaurante deve se portar de forma séria durante a jornada de trabalho, aprendendo a se posicionar corretamente no estabelecimento, mantendo a atenção em possíveis chamados. O garçom deve possuir habilidade com bandejas, pratos, talheres e amplo domínio do cardápio, enquanto que o faxineiro deve saber o horário certo para proceder a limpeza e o chef de cozinha deve ser experiente na preparação dos alimentos.
Além disso, tendo a experiência específica para cada área, a equipe do seu restaurante deve saber abordar adequadamente o cliente, com um mínimo de formalidade e com a atenção necessária para que o cliente se sinta à vontade.
4-A equipe do seu restaurante deve saber a importância do profissionalismo
O bom funcionário é aquele que transmite profissionalismo durante todo o atendimento ao cliente. Entre as características que o cliente espera da equipe do seu restaurante, podemos destacar as seguintes:
- Atenção com os pedidos;
- Discrição;
- Paciência;
- Pontualidade;
- Honestidade;
- Facilidade de comunicação e
- Capacidade de trabalhar em equipe.
5-A equipe do seu restaurante deve ser constantemente treinada
Costumeiramente, a equipe do seu restaurante deve passar por treinamentos básicos, incluindo atendimento, conhecimento dos pratos e serviços oferecidos pela casa, limpeza, orientações especiais e segurança, garantindo assim um melhor atendimento aos clientes e reforçando a importância de sua presença no restaurante.
Entre o que deve ser passado no treinamento da equipe do seu restaurante, não se pode deixar de lado pontos como os seguintes:
- Técnicas de vendas, para estimular o cliente a consumir e se tornar fidelizado, entendendo que o principal objetivo do restaurante é atingir metas de vendas para obter maior lucratividade;
- Aprendizado de outro idioma, principalmente para atender melhor a demanda de turistas. O treinamento em outros idiomas, como inglês e espanhol, podem ser oferecidos pelo próprio restaurante, com o direcionamento de aulas para situações possíveis de serem vivenciadas com um cliente estrangeiro;
- Participação de veteranos no treinamento, utilizando o conhecimento de pessoas mais experientes e que possam passar técnicas comprovadas de atendimento, situação que pode melhorar ainda mais o atendimento, já que o veterano também faz parte da equipe do seu restaurante;
- O treinamento da equipe do seu restaurante deve também envolver a segurança no manuseio dos alimentos e bebidas, com manuais de atendimento e regras de higiene. Além disso, sempre é bom orientar novos contratados como devem agir em determinados casos mais graves, como ferimentos, incêndios, etc., preparando sua equipe para lidar com qualquer tipo de problema.
6-A equipe do seu restaurante deve ser supervisionada
A melhor forma de melhorar a atuação da equipe do seu restaurante é através da prática. Assim, é necessário fazer com que novos contratados possam prestar o atendimento com o acompanhamento de um ou mais supervisores, que possam avaliar o seu desempenho e melhor direcionar o atendimento.
O treinamento da equipe do seu restaurante é essencial para o sucesso de seu estabelecimento. O contato direto com diversos tipos de público exige que cada integrante da equipe esteja preparado ao máximo para atender qualquer situação e ter condições de resolver qualquer tipo de problema.
Se você precisa manter a equipe do seu restaurante bem treinada, procure profissionais especializados, que possam orientar sobre suas necessidades de treinamento e possam viabilizar a condução de temas específicos para lhe oferecer maior tranquilidade com seu capital humano.
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E então, como tem sido o atendimento da equipe do seu restaurante? Compartilhe sua experiência conosco e com outros empreendedores!
Até breve!