5 dicas para fazer o controle financeiro de um restaurante

negócios para restaurantes
Aprenda como fazer um bom plano de negócios para restaurantes
18 de agosto de 2017
fluxo de caixa de um restaurante
Saiba como melhorar o fluxo de caixa de um restaurante.
31 de agosto de 2017
controle financeiro de um restaurante

controle financeiro de um restaurante

A principal característica de um empreendimento de sucesso é a boa gestão administrativa. E ela começa um controle financeiro adequado.

O controle financeiro de um restaurante precisa ser feito diariamente, mantendo os lançamentos atualizados e possibilitando dimensionar o capital de giro da empresa.

Realizar os procedimentos permite que o fluxo de caixa seja cumprido como planejado, com o pagamento de fornecedores e outras despesas cumpridas dentro do prazo.

Para manter o controle financeiro do seu restaurante, são necessários alguns cuidados especiais, como o acompanhamento detalhado e com o planejamento adequado.

Através dos lançamentos de todos os valores de entrada e de saída, é possível gerenciar as finanças, investir no que é necessário para o crescimento da empresa e melhorar continuamente sua estrutura.

Com um controle financeiro dentro dos padrões necessários para o restaurante, o empresário terá condições de tomar todas as decisões de forma mais correta e manter a rotina do seu empreendimento com garantia de lucratividade.

O fluxo de caixa para o controle financeiro do restaurante

A ferramenta essencial para o controle financeiro de um restaurante é o fluxo de caixa, um controle que engloba todas as transações financeiras da empresa e que deve ser atualizado rigorosamente.

O empresário pode manter o seu fluxo de caixa como considerar melhor, embora o ideal seja tê-lo relativo ao mês em curso. As anotações podem ser feitas numa planilha eletrônica ou num sistema de gestão, dependendo do volume de transações financeiras.

Para o empresário manter o controle financeiro do seu restaurante, é necessário conhecer o saldo inicial no caixa e inserir todas as entradas e saídas de cada dia, sabendo, ao final, o saldo disponível. Ou seja, a diferença entre as entradas e saídas do dinheiro.

Veja a seguir as principais recomendações para manter o controle financeiro do seu restaurante sempre atualizado:

           1-Mantenha o controle diário do caixa

O registro das entradas e saídas de dinheiro no caixa deve ser feito diariamente, fazendo o fechamento do caixa ao final de cada expediente. Através do controle do caixa é possível verificar a ocorrência de possíveis erros ou descobrir se há qualquer irregularidade, como desvios de verba, por exemplo.

Havendo divergências entre o valor real em caixa e as anotações, esses erros podem ser corrigidos no mesmo dia, conferindo todos os documentos com os lançamentos efetuados.

           2-Faça o acompanhamento das finanças

Com o controle financeiro do caixa sempre atualizado, há condições de conhecer e manter  em dia os valores depositados em banco, as despesas pagas e todos os dados que devem ser lançados no fluxo de caixa.

No fluxo de caixa, devem ser lançados os valores a pagar e a receber com seus respectivos vencimentos, fazendo a projeção do saldo para garantir que todos os compromissos sejam cumpridos em dia.

Para que o controle financeiro do restaurante seja um reflexo da realidade da empresa, as despesas pessoais devem sempre ser separadas das despesas da empresa.

O empresário deve ter uma retirada mensal de acordo com o lucro obtido, sem considerar que sua empresa seja a responsável pelo pagamento de suas contas. Ou seja – como empreendedor, ele deve adequar seus gastos ao lucro obtido na empresa.

          3-Fazendo o controle financeiro mensal

Ao final de cada mês, juntamente com o contador, o empresário deve fazer a apuração do lucro líquido do restaurante, analisando todas as despesas da empresa através dos custos variáveis, aqueles que variam de mês a mês dependendo da movimentação, e dos custos fixos – os que se mantém nos mesmos níveis.

O fechamento do movimento mensal deve ser feito no dia seguinte ao encerramento do período ou nos primeiros dias do mês seguinte, possibilitando que o próximo mês tenha o mesmo controle.

          4-Mantendo a contabilidade com números reais

Para qualquer dificuldade no controle financeiro da empresa, o empresário deve consultar o contador. Novamente, é preciso lembrar que essa administração deve sempre refletir a realidade da empresa.

Independentemente do regime tributário adotado, seja Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, há necessidade de uma contabilidade oficial que reflita os verdadeiros números da empresa. Uma vez que é a partir da contabilidade que poderemos obter um rigoroso controle financeiro para que o empresário conheça a fundo sua lucratividade e possa tomar decisões com relação aos investimentos.

          5-Controle financeiro com software de gestão

Mesmo que o restaurante seja de pequeno porte, é importante ter um sistema de gestão, centralizando todas as informações e gerando os relatórios necessários para conhecer a real situação da empresa.

Converse com seu contador sobre um sistema de gestão para o controle financeiro do seu restaurante. Você terá muito mais segurança e evitará o desperdício de tempo, mantendo todas as informações centralizadas e atualizadas.

Agora você já pode exercer o controle financeiro do seu restaurante da forma correta!

Descubra as vantagens de um restaurante colaborativo.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Ainda restam dúvidas? A Prèzzo é uma empresa de contabilidade especialista em restaurantes. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1