Torne o ambiente do restaurante mais acolhedor

restaurante colaborativo
Descubra as vantagens de ter um Restaurante Colaborativo
4 de maio de 2017
equipe do seu restaurante
5 DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DA EQUIPE DO SEU RESTAURANTE
18 de maio de 2017

Torne o ambiente do restaurante mais acolhedor

ambiente do restaurante mais acolhedor

ambiente do restaurante mais acolhedor

Tornar o ambiente do restaurante mais acolhedor é uma necessidade básica para inovar e manter a confiança dos clientes, possibilitando que a empresa possa se destacar entre os concorrentes.

Um restaurante mais acolhedor precisa ter o ambiente bem planejado para atender os clientes. No entanto, não bastam apenas reformas na infraestruturas para inovar o restaurante e conseguir maior número de clientes e mais lucratividade.

A melhoria do ambiente, redução de desperdícios e otimização dos investimentos são ações que se apresentam como necessárias para que um restaurante mais acolhedor possa conquistar clientes e merecer a confiança no fornecimento de alimentação. Assim, o restaurante, além da variedade de pratos tradicionais, deve apresentar também pratos que tenham um toque gourmet, diferenciando-se dos demais.

O seu ambiente deve sugerir o mesmo ambiente caseiro, levando ao cliente a sensação de que se encontra num local onde pode se sentir à vontade, como se estivesse em sua própria casa.

Os detalhes que o empresário do setor de alimentação deve prestar atenção, basicamente, se concentram nos seguintes itens:

  • O ambiente do restaurante deve se manter sempre higienizado;
  • As toalhas e guardanapos devem estar sempre limpos, com aroma atrativo;
  • A disponibilização de equipamentos deve estar acessível aos garçons, no caso de restaurante à La carte, ou aos clientes, quando o restaurante funcional em sistema de self-service, sempre com algum mimo para oferecer aos clientes;
  • As mesas utilizadas devem ser limpas imediatamente após a saída de clientes, permitindo sua utilização por novos clientes;
  • A recepção do restaurante deve estar impecável, com bom aroma e se mostrando acolhedora;
  • É preciso criar harmonia entre o ambiente e a sonorização;
  • Pratos, copos, guardanapos e talheres não podem apresentar qualquer defeito, devendo estar sempre limpos e coerentes com o espaço;
  • O cardápio devem combinar com o estilo do restaurante, devendo ser apresentado em bom estado e sem erros de ortografia ou gramática;
  • Comidas e bebidas devem ser apresentadas de forma a agradar visualmente o cliente;
  • Os atendentes, garçons e outros funcionários, devem manter higiene nos uniformes;
  • Os banheiros devem estar impecavelmente limpos, contendo o necessário para atendimento aos clientes, como toalhas de papel, secador de mãos, papel higiênico e sabonete;
  • Enfim, um ambiente de restaurante mais acolhedor deve mostrar que as áreas comuns são alvo de cuidados constantemente.

Para crescer e aparecer no mercado, o restaurante mais acolhedor deve melhorar seus serviços. Assim, para o cumprimento das dicas e recomendações que fizemos, veja como transformar o seu restaurante para que ele seja atrativo o suficiente para seus clientes:

      1-Estabeleça um cronograma para as melhorias

Antes de começar com as melhorias para tornar o ambiente de seu restaurante mais acolhedor, verifique os pontos que precisam ser alvo de alterações, lembrando-se que essas melhorias incluem os mais diferentes aspectos, desde a abertura de novos espaços até mesmo alterações na forma de atendimento.

Faça um planejamento completo de tudo o que precisa ser mudado, permitindo que as ações sejam feitas de acordo com um cronograma previamente estabelecido.

      2-Crie melhorias no atendimento

Para tornar seu restaurante mais acolhedor é essencial que o atendimento seja o melhor possível, oferecendo um cardápio atrativo e saboroso, dentro de um ambiente com respeito ao cliente, melhorando o processo de recepção e buscando se destacar dos concorrentes, cativando o cliente com maior cordialidade.

A equipe de atendimento deve estar bem treinada e qualificada para oferecer o melhor para sua clientela, desde o chef da cozinha até os garçons e a recepcionista, todos devem colocar o cliente como o principal objetivo de seu trabalho.

      3-Reduza os desperdícios no seu restaurante

Ao pensar nas alterações para tornar o ambiente do restaurante mais acolhedor, também é preciso pensar em evitar despesas desnecessárias, que possam comprometer a lucratividade da empresa.

Crie formas de controlar a quantidade de alimentos, economizando energia elétrica e optando sempre pela reciclagem, tornando rotina para sua equipe de trabalho a questão de economia, sem, evidentemente, perder a qualidade.

      4-Aplique a tecnologia para tornar o restaurante mais acolhedor

Para tornar seu restaurante mais acolhedor, aplique tecnologia diferenciada, como, por exemplo, um cardápio digital, permitindo agilizar os serviços e tornar o registro de pedidos mais eficiente.

Com sistemas digitais para seu restaurante, os garçons irão cometer menos erros, sem precisar fazer anotações, encaminhando os pedidos diretamente para a cozinha. O investimento inicial poderá oferecer informações importantes para o gerenciamento do restaurante, como controle de clientes, relação de pratos mais solicitados, possíveis reclamações, etc., o que fará, com o tempo, que seu restaurante se mostre mais eficiente.

      5-Mantenha sua organização

Tudo o que for implementado no restaurante e que traga bons resultados, deve ser mantido para que o restaurante seja mais acolhedor e se transforme numa referência para os clientes.

A cada nova reforma implantada, seja na estrutura, seja na forma de atendimento, reforce a ideia entre o seu pessoal dos benefícios oferecidos.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Procure também contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para restaurantes e converse com os profissionais sobre o que sua empresa precisa para ter um restaurante mais lucrativo e consequentemente mais acolhedor, oferecendo aos seus clientes exatamente aquilo que eles procuram.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1