Tecnologia para Restaurantes – como a Inteligência Artificial pode ajudar?

Softwares Jurídicos
Softwares Jurídicos – Conheça os 3 melhores para utilizar no seu escritório!
17 de maio de 2018
Organizador de Processos Jurídicos
Organizador de Processos Jurídicos – como aprimorar o seu?​
31 de maio de 2018

Tecnologia para Restaurantes – como a Inteligência Artificial pode ajudar?

A inteligência artificial é um avanço tecnológico que está em pauta quase que o tempo todo na atualidade. Smartphones, computadores, carros e até mesmo casas já dispõem dessa tecnologia, que visa facilitar a vida dos usuários. Mas, e se eu te dissesse que a tecnologia para restaurantes também pode fazer uso da inteligência artificial?

É verdade! A IA (abreviação de Inteligência Artificial) chegou para ficar! Quer saber mais? Continue a leitura!

Tecnologia para restaurantes – a Inteligência Artificial a serviço dos clientes

Vamos começar pelo cenário mais apocalíptico possível. Calma, não é nada relacionado à franquia do Exterminador do Futuro ou Matrix. Na verdade, está mais próximo para filmes como Blade Runner e Ghost in the Shell (tanto o filme como a animação). Por anos, o ser humano idealizou situações onde robôs e computadores seriam verdadeiros “irmãos” do ser humano para a realização de várias tarefas. O homem foi além e transformou essas imagens em cenas de filmes, séries, animações, videogames e quadrinhos, e foi além mais uma vez quando trouxe essas novas ideias para a realidade.

Ora, antes de o celular se tornar uma tecnologia amplamente utilizada em todo o planeta, uma espécie de aparelho semelhante apareceu em episódios de Star Trek, que inclusive idealizou o tão sonhado teletransporte – tecnologia que hoje é estudada por dezenas, senão centenas de cientistas de vários países pelo mundo.

 

O que isso tem a ver com o seu restaurante? Calma… Eu vou chegar lá! Mas, já posso te adiantar uma coisa: a tecnologia para restaurantes tem como principal objetivo transformar seus sonhos e objetivos em realidade, principalmente no que diz respeito à redução de custos (otimização de despesas e impostos) e aumento da lucratividade.

Hoje, vemos que a tecnologia está prestes a substituir o homem em diversas profissões e, por um lado, isso representa um avanço positivo ao empresário, que pode economizar com direitos trabalhistas e outros custos relacionados aos funcionários.

Por outro lado, é mais complicado quando levamos em consideração o caso do funcionário, que teme ser substituído por robôs – algo que está um pouco distante da realidade de muitos países (exceto o Japão, que já utiliza robôs para atender os clientes).

Atendimento otimizado – o às da Tecnologia para Restaurantes

Quando falamos de tecnologia para restaurantes, um dos principais pontos é o atendimento. Imagine uma máquina que capta os pedidos dos clientes e os transmite de forma ordenada direto para quem prepara os pratos?

Funciona mais ou menos da seguinte forma:

  • O cliente chega ao balcão.
  • O cliente realiza o seu pedido – nhoque à bolonhesa.
  • O sistema capta o pedido e o redireciona automaticamente para os funcionários, já listando todos os itens a serem utilizados em quantidades EXATAS e o modo de preparo. Dessa forma, otimiza-se o tempo (não é necessário depender de um garçom que coleta os pedidos), o estoque (fica mais difícil de acontecer o desperdício de ingredientes) e recursos financeiros (não é preciso pagar várias pessoas para que os pedidos sejam anotados).

Interessante, não é?

É algo bem parecido com o que a Siri, o assistente de voz da Apple faz. E, agora, a Google está desenvolvendo o Google Assistant cada vez mais. Em uma demonstração recente, o app se mostrou capaz de realizar uma chamada e agendar uma ida ao cabeleireiro. Não é incrível?

 

É interessante que o gestor pesquise pelo tema e descubra tecnologias aplicáveis ao seu restaurante. Afinal, a tecnologia para restaurantes está aí para ajudar, e para se manter no mercado é preciso saber onde investir.

Quer saber mais? Entre em contato com a Prèzzo. Em breve falaremos um pouco mais sobre a tecnologia para restaurantes e sobre dicas de gestão para o seu negócio fluir.

 

Sucesso e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1