Por que ser um médico pessoa jurídica no Rio de Janeiro, é melhor do que ser autônomo?

Quais os maiores desafios dos advogados no Rio de Janeiro e em todo o Brasil!
14 de agosto de 2019
Escolas e Cursos no Rio de Janeiro – falhas na gestão?
28 de agosto de 2019

Por que ser um médico pessoa jurídica no Rio de Janeiro, é melhor do que ser autônomo?

Tem gente que diz que ser médico é vocação, outros dons e ainda há aqueles que falam que é coisa de família!

Bom, de todo modo, uma coisa é certa: é preciso avaliar bem se ser médico como pessoa física, é melhor do que ser médico como pessoa jurídica!

E é deste assunto que nós aqui da Prezzo Contabilidade para médicos, iremos falar hoje!

Vamos entender melhor por que ser um médico pessoa jurídica no Rio de Janeiro, é melhor do que ser autônomo?!

Por que ser médico pessoa jurídica é melhor e mais seguro para as finanças?

Bem, é fato que a contabilidade tem suas peculiaridades e que o ramo médico é um dos mais complexos que existem. Concorda?

Alguns profissionais da área da saúde, ao iniciarem sua jornada profissional na carreira médica, apostam em continuar como pessoas físicas, atuando como autônomos, mas será vantagem mesmo?

Veja bem, é certo que os médicos por direito profissional, podem atuar como profissionais liberais, mas nem assim escapam da legislação e dos impostos, e é aí que beiram o perigo, sabe por que meu amigo ou minha amiga?

Desmistificando…

É simples de entender, porque à cobrança do imposto de renda de pessoa física e do INSS – que é o Instituto Nacional de Seguridade Social, além do ISSQN – que se trata do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, possuem alíquotas muito maiores, do que nos casos do médico como pessoa jurídica. Sabia disso?

Observe que de acordo com a legislação vigente, a alíquota como médico pf é bastante alta, o que “traga” como uma grande avalanche, uma boa parte dos seus rendimentos, e claro que isso não é nada legal!

Só para você ter uma ideia, a alíquota como médico pessoa física, pode chegar a 27,5% da sua receita… e o INSS até 20% de todo valor do seu faturamento… acha que é uma carga muito pesada a ser paga?

Porque nós aqui, com toda a experiência que possuímos em contabilidade consultiva para médicos, te afirmamos que sim!

Outro detalhe importante, é que por se tratar de uma categoria de profissionais liberais ou autônomos, você fica suscetível a uma maior fiscalização, passando por uma malha fina em seu imposto de renda, o que poderia lhe colocar em sérios prejuízos, caso algo não estivesse dentro dos parâmetros da Lei.

E é justamente por causa disto que grande parte dos empreendedores da saúde na região do Rio de Janeiro, têm buscado se formalizar como pessoa jurídica, pela infinidade de benefícios incluídos!

Como médico pessoa jurídica no Rio de Janeiro, como posso pagar menos impostos e ter mais vantagens?

Olha, sendo bem sincero com você, isso vai depender muito do planejamento tributário que fazemos aqui na Prezzo Contabilidade. Isso porque existem 3 regimes que permitem enquadramento como PJ, são eles:

  • Lucro presumido.
  • Lucro real.
  • Simples Nacional.

Cada um possui peculiaridades distintas e alíquotas que podem variar, a depender.

Lucro Presumido e Lucro Real para médicos

Por exemplo, no lucro presumido, o médico pode pagar aproximadamente entre 13,33% até 16,33% – o que naturalmente já diminui muitos os custos com impostos, quando comparado a modalidade de médico autônomo. E se você estiver como sociedade uniprofissional, esse valor da alíquota pode ainda cair bastante.

O lucro real, por sua vez, pode nem sempre ser o mais vantajoso, no entanto, é preciso avaliar as opções de acordo com os seus negócios, pois nesse enquadramento há alguns benefícios fiscais que podem ser obtidos.

Simples Nacional para médicos

Já no Simples Nacional, a alíquota é tributada conforme anexo III ou V, a depender de alguns fatores. Nesse enquadramento existem alíquotas que vão desde 6%, até 16,93%, por isso, diante outras análises a depender do seu faturamento, é possível pagar bem menos imposto como médico, no entanto, é preciso que uma contabilidade bem capacitada tenha condições de avaliar tudo isso, porque não é tão simples para chegar a um denominador comum, quanto parece!

Conclusão:

Bom, concluímos por aqui essa matéria, mas deixando o convite para que você possa ter decisões estratégicas, sendo melhor assessorado, por quem realmente entende do assunto sobre contabilidade para médicos.

VENHA FALAR CONOSCO!

VISITE NOSSA PÁGINA DE ATENDIMENTO COM SERVIÇOS CONTÁBEIS PARA MÉDICOS E CLÍNICAS MÉDICAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1