Uma grande realização para o profissional do Direito é abrir o seu próprio escritório. E é sobre isso que trataremos aqui, então, continue conosco para aprender tudo sobre como montar um escritório de advocacia!
Vamos entender melhor!
O advogado é extremamente requisitado em todo o Brasil, sendo uma das profissões mais procuradas também. Não é para menos. A área do direito é de grande importância, e lida com situações de alta complexidade, podendo impactar as vidas e profissões de muitas pessoas.
O advogado pode exercer sua profissão nas seguintes esferas:
- Direito Trabalhista;
- Direito Fiscal;
- Direito Criminal;
- Direito Penal;
- Direito Civil;
- Entre outros.
Um bom advogado precisa ter ética e conduta inquestionáveis. Esse é o requisito mínimo para que alguém possa exercer a função e ter um escritório de advocacia de respeito.
Então, vamos às etapas!
A primeira etapa para montar um escritório de advocacia - elaborando o Plano de negócio!
Sem um plano de negócio, uma empresa não é capaz de seguir as diretrizes pré-estabelecidas pelo dono do negócio. Em um escritório de advocacia não é diferente! O plano de negócios é um dos principais alicerces para o negócio funcionar. É através dele que o advogado pode ter maior controle sobre o andamento do negócio e os rumos que ele deverá tomar para o futuro. Cada uma das peculiaridades do escritório de advocacia deve ser detalhada no Plano de Negócio, além de:
- Como você presta seus serviços?
- Qual o cliente ideal que você deseja atender?
- Qual é a sua especialidade como advogado, e do seu escritório?
- Quantos profissionais trabalharão com você?
- Além de um estudo detalhado sobre o mercado, marketing, e estratégias de divulgação e para lidar com a concorrência.
Planejamento Financeiro - o alicerce principal para a gestão do escritório de advocacia!
Ter um planejamento financeiro bem estruturado não é um luxo, mas sim uma obrigação de todo negócio que deseja crescer. O mesmo vale na hora de montar um escritório de advocacia. Dessa forma, você entenderá o quanto deverá investir para começar o negócio, o quanto deverá ter em caixa para operar nos primeiros meses, quais são os seus custos fixos, variáveis, e com o que você precisará gastar.
É claro que isso demanda bastante tempo, que muitas vezes você, como advogado, não possui. Mas, esse tipo de serviço pode ser terceirizado para profissionais contábeis especializados em escritórios de advocacia, e não há absolutamente nada de incomum nisso. A especialidade do advogado não precisa, necessariamente, englobar questões financeiras e econômicas.
Os cálculos a serem realizados poderão ser muito mais precisos, caso o plano de negócios e a realidade do seu escritório estejam bem alinhados. Dessa forma, você já terá uma base de custos e investimentos.
Pense no que é necessário para manter o negócio, que itens de estoque são indispensáveis, os funcionários que você tem, etc.
Os documentos necessários para montar um escritório de advocacia
Confira a relação de documentos e órgãos que devem ser visitados para começar o seu escritório de advocacia:
- Registro na OAB: Registro do contrato social da empresa junto a OAB
- Secretaria da Receita Federal: Criação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Prefeitura Municipal: Alvará de funcionamento;
- Previdência Social: Cadastro da empresa e os responsáveis legais;
- Cadastro na Caixa Econômica Federal (CEF) no sistema Conectividade Social;
- Emissão do Certificado Digital;
fonte da relação de documentos: sebrae
Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !
Não deixe de contar com ajuda para obter toda a documentação necessária e ter seu escritório de advocacia aberto no menor tempo possível, dentro do que exige a lei.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Prèzzo! Nós podemos te ajudar a montar o seu escritório com sucesso.
Até breve.