Passo a passo de como abrir uma clínica médica – seja um empreendedor!

custos fixos de uma instituição de ensino
Saiba como melhorar os custos fixos de uma instituição de ensino
12 de outubro de 2017
Vale a pena investir no comércio varejista? Confira as tendências para 2018!
11 de janeiro de 2018

Passo a passo de como abrir uma clínica médica – seja um empreendedor!

como abrir uma clínica médica

Se você deseja saber como abrir uma clínica médica, mas não tem certeza sobre o que é necessário para concretizar os seus objetivos, chegou ao lugar certo. A Prèzzo te ajuda a se tornar um médico empreendedor!

Para começar

Ter uma clínica médica é uma grande oportunidade de negócio para pessoas formadas em medicina. Em outras palavras, é a realização máxima de um médico que deseja ter o seu próprio negócio. Porém, para que tudo dê certo, não basta apenas ser um profissional de medicina altamente qualificado. Existem outras habilidades que se fazem extremamente necessárias. Quer saber se você possui o perfil de um médico empreendedor? Continue conosco!

O que você precisa ter para abrir uma clínica médica

Se você deseja abrir uma clínica médica e ter sucesso com ela, precisa saber exatamente quais são as obrigatoriedades para começar esse tipo de negócio, além de entender as capacidades que precisarão ser desenvolvidas se quiser que tudo fique dentro dos conformes.

Então, confira quais são as habilidades que um médico que deseja ter a sua própria clínica médica!

  • Um médico empreendedor precisa ter visão empreendedora;
  • Precisa conhecer o mercado da medicina e entender os riscos dos seus investimentos;
  • Deve entender quais as obrigações tributárias para o seu tipo de atividade;
  • Possui toda a documentação em dia para operar legalmente;
  • Precisa saber analisar perfis e definir qual é o seu público-alvo;
  • Deve saber como administrar recursos e gerir uma equipe.

Dentre outras habilidades que precisam ser desenvolvidas ao longo do tempo. A verdade é que, para abrir uma clínica médica, não basta apenas ser um ótimo médico. É preciso ir além e agir como um verdadeiro administrador!

O passo a passo de como abrir uma clínica médica

Para começar, você precisará colocar a sua visão empreendedora e capacidade de análise de perfis para funcionar. A ideia é que você faça um estudo detalhado sobre a região em que deseja atuar, a fim de garantir que exista demanda para os seus serviços.

Quando falamos de serviços médicos, podemos entender que sempre existe demanda. A questão é: como será a sua clínica?

  • Uma clínica particular de alto padrão?
  • Uma clínica popular?
  • Uma clínica especializada?

É o tipo de informação que você deve possuir antes de começar o seu negócio efetivamente.

Tudo isso deve fazer parte do seu plano de negócios e das suas estratégias, já que também se tornará parte fundamental de como você realizará suas ações de marketing.

Afinal, divulgar serviços médicos é algo completamente válido, já que você precisa ampliar o alcance do seu negócio!

Outros pontos que precisam constar nos seus planos

As suas estratégias precisam considerar outras informações valiosas antes que você possa abrir uma clínica médica. Analise, por exemplo, as condições da região. Será que existe uma maior incidência de determinado problema médico nos arredores?

Portanto, você deverá ter em mãos:

  • Dados sobre a região;
  • Dados sobre o público-alvo;
  • Informações sobre fornecedores;
  • Dados sobre os seus concorrentes diretos.

Tudo isso importa. Mas, também é necessário saber quanto deverá ser investido para que o negócio passe a funcionar e qual o valor que a clínica médica deverá ter em conta para manter as operações e lidar com custos fixos.

Então, saiba de antemão:

  • Qual o valor do investimento inicial;
  • Quanto é necessário para manter a clínica enquanto ela não der lucro;
  • Quais são os custos fixos;
  • Quais os impostos a serem pagos.

Por fim, dê início à abertura da sua clínica médica!

Agora sim! Chegou a hora de começar os preparativos finais para abrir uma clínica médica com sucesso, dentro de todos os conformes e obrigações da Lei.

Siga os passos abaixo:

  1. É hora de elaborar o Contrato Social ou preencher um Requerimento de Empresário. A empresa precisará ser registrada em uma Junta Comercial no estado em que você irá atuar. Dependendo o tipo de atividade, o registro será diferente, como no caso do médico prestador de serviços autônomo, que precisa se registrar como Médico Individual EIRELI.
  2. Agora, é hora de dar entrada no CNPJ através do DBE, o Documento Básico de Entrada, que pode ser obtido pelo site da Receita Federal.
  3. Quase lá! Obtenha o Alvará de Funcionamento após obter o Contrato Social, o CNPJ e a Inscrição Estadual (estes dois últimos são liberados simultaneamente). Agora, você deverá solicitar o registro da sua clínica médica na prefeitura do seu município e, assim, obter os alvarás de funcionamento e sanitário.
  4. Por fim, registre a sua nova empresa no órgão de classe, que normalmente é o Conselho Regional de Medicina.

Pronto! Você conseguiu abrir uma clínica médica com sucesso. Atenda os seus clientes com excelência e torne-se uma referência na sua região e segmento.

É altamente recomendado que o médico empreendedor recorra a uma contabilidade especializada para garantir que todas as etapas da abertura de uma clínica médica sejam realizadas sem problemas. O contador possui conhecimentos específicos e expertise, para assim acelerar os processos e evitar atrasos, atendendo a todos os prazos que você estabeleceu para o seu negócio começar, além de entender qual o melhor regime tributário para o seu negócio.

Não passe por dificuldades! Recorra a profissionais qualificados e facilite o seu trabalho.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Tem mais dúvidas? Entre em contato com a Prèzzo! Nós somos uma empresa especializada na contabilidade para médicos, e te ajudaremos com o que você precisar.

Muito sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1