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Contabilidade para Restaurante

Marketing para Restaurantes – 7 estratégias infalíveis para conquistar mais clientes

Escrito por Paulo Oliveira
junho 2018 | Leitura: 1 minuto(s).

Na era da internet precisamos nos adaptar ao sistema utilizado se quisermos sucesso em qualquer empreendimento. O marketing para restaurantes deve acompanhar as novas tendências para que a empresa possa conquistar mais clientes.

Hoje, quando qualquer consumidor busca algum novo produto ou serviço, a primeira opção é pesquisar na internet e, se você pretende que seu restaurante esteja entre os primeiros resultados de busca, sua estratégia deve se voltar para esse que se tornou o melhor meio de divulgar um negócio.

Vamos apresentar algumas estratégias infalíveis para que você atinja esse objetivo e tenha um marketing para restaurantes eficiente, conquistando sempre o maior número de clientes:

1.   Apresente um diferencial para seus clientes

Para que seu restaurante possa chamar mais a atenção da clientela, é essencial que ele tenha um diferencial. Se você quiser se destacar entre os concorrentes, não basta apenas uma comida excelente, mas também algum atrativo que o torne especial.

No marketing para restaurantes é possível aplicar algumas estratégias utilizando a tecnologia disponível, como, por exemplo, um aplicativo para reservas e pedidos ou oferecer ao cliente a possibilidade de fazer a escolha através de um cardápio eletrônico, fazendo a reserva através da internet já com a escolha do que pretende degustar.

2.   Marketing para restaurantes através da indicação

No marketing para restaurantes podemos unir o antigo ao novo, aplicando o antigo sistema de recomendação, principalmente porque as pessoas ainda fazem a propaganda boca-a-boca.

Com a implantação de um sistema de marketing de indicação podemos incentivar as pessoas a conhecer o restaurante, criando uma rede de clientes satisfeitos com o cardápio e com os serviços prestados.

É preciso lembrar que os clientes não podem ser convencidos somente através de conversas, mas sim através de sua própria experiência e, como você sabe, um cliente satisfeito sempre gosta de passar sua experiência para outras pessoas.

Além da qualidade no cardápio e do bom atendimento, é preciso criar promoções que atraiam os clientes, investir em eventos gastronômicos e incentivar os clientes a divulgarem o estabelecimento nas redes sociais.

3.   Mantenha o foco na experiência do cliente

Como empresário do ramo de alimentação, você não pode deixar de lado a experiência do consumidor no marketing para restaurantes. Considere aplicar estratégias que possam dar atenção à satisfação que seus clientes encontram no cardápio oferecido, dando continuidade à estratégia do marketing de indicação.

Um dos pontos que podemos perceber, quando se trata de restaurantes, é que existe maior facilidade na fidelização dos clientes quando eles recebem alimentos de qualidade, preparados com esmero, sempre retornando ao mesmo local quando saem com a família ou amigos.

Conhecendo melhor seus clientes, quando recebê-los em seu restaurante, procure oferecer pratos especiais, preparados para agradar seu paladar. Você vai tornar o seu cliente ainda mais satisfeito e fazer com que ele próprio seja um divulgador do restaurante.

4.   Use a tecnologia para atrair novos clientes

Muitas ferramentas podem ser utilizadas no marketing para restaurantes através da internet. Mantenha seu estabelecimento cadastrado nos aplicativos disponíveis em sua região para facilitar a localização e ser encontrado mais facilmente.

Para potencializar o marketing de indicação, utilize a geolocalização, disponível no Google Maps, divulgando essa estratégia entre os clientes já fidelizados, podendo, assim, atrair novos clientes.

Como você sabe, praticamente todas as pessoas utilizam a internet para qualquer coisa, inclusive para localizar um estabelecimento qualquer, facilitando sua locomoção. Quando se trata de restaurantes, a situação não é diferente: é muito mais simples localizar no Google Maps do que rodar pela cidade pedindo informações.

Além disso, também é possível aproveitar o GPS dos usuários de internet para conhecer melhor seus hábitos de consumo, podendo acompanhá-los e segmentar o seu público-alvo muito mais facilmente.

Essa é uma das novas estratégias de marketing para restaurantes que vem oferecendo excelentes resultados, permitindo localizar potenciais clientes em toda a região onde seu estabelecimento está localizado.

5.   Tenha um site para o seu restaurante

Manter um site para o seu restaurante é essencial. Os seus potenciais clientes precisam encontrar o restaurante online, através de um site otimizado, compatível com dispositivos móveis para facilitar o acesso.

Além do site, também é essencial manter um blog com assuntos voltados para a gastronomia, postando conteúdos relevantes que despertem o apetite dos clientes e os façam buscar por novas experiências gastronômicas.

Mantendo um site e um blog, crie o perfil de seu restaurante nas redes sociais. O Facebook ainda é uma das melhores ferramentas para fazer um excelente marketing para restaurantes, podendo divulgar os posts, o site e criar links que levem os usuários a sentir vontade de conhecer o seu cardápio.

6.   Crie um cadastro dos seus clientes

Uma das estratégias interessantes para o marketing para restaurantes é fazer o cadastro de seus clientes, solicitando seus e-mails para apresentar novidades ou divulgar promoções do seu estabelecimento.

Com um banco de e-mails de seus clientes, você pode mantê-los atualizados sobre novos pratos, criar promoções específicas para os cadastrados, oferecer descontos e outras atrações para manter o nome do estabelecimento sempre lembrado.

7.   Tenha atenção ao marketing de relacionamento

A internet pode lhe oferecer inúmeras ferramentas para o marketing para restaurantes, mas, certamente você sabe que não há nada melhor do que o marketing de relacionamento, ou seja, manter-se presente sempre, oferecer o melhor atendimento e, como empresário, conhecer melhor cada cliente e suas preferências.

Quando qualquer pessoa vai a um restaurante, além da experiência gastronômica, ele quer ser reconhecido, quer ser bem atendido e sentir-se satisfeito com a experiência. Essa é ainda a melhor forma de fazer o marketing para restaurantes.

Lembre-se que a internet é uma ferramenta e, por isso mesmo, nunca vai substituir o contato físico, o olho no olho, uma boa conversa e a sensação de ter experimentado uma comida apetitosa e bem temperada.

Fazer o marketing para restaurantes é utilizar estratégias que façam com que seus clientes se sintam em sua própria casa quando chegam ao seu estabelecimento, buscando um local onde encontrem não apenas a melhor alimentação, mas também alguém que os reconheça e que faça o possível para que essa experiência seja bem lembrada.

Caso contrário, esses clientes poderiam ficar em suas próprias casas e solicitar um delivery, concorda?

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