Como funciona a tributação para médicos e clínicas médicas no Rio de Janeiro e em Itajaí

Contabilidade e Consultoria Financeira para advogados no Rio de Janeiro e em Itajaí
30 de maio de 2019
Como Funciona a Tributação para Escolas e Cursos no Rio de Janeiro e em Itajaí
13 de junho de 2019

Como funciona a tributação para médicos e clínicas médicas no Rio de Janeiro e em Itajaí

Qual será a melhor tributação para médicos e clínicas médicas?

Esse questionamento é bastante comum, principalmente sobre a questão da carga tributária.

Aí surge outra dúvida, se é melhor você atuar como médico autônomo ou abrir empresa montando sua clínica médica.

Para isso, você precisa entender como funciona a tributação para médicos e clínicas médicas.

Afinal, uma das decisões mais importantes no começo de sua carreira como autônomo, ou no início da operação de sua clínica médica, é a escolha do regime de tributação para médicos, que você vai seguir.

Esse assunto te interessa?

Então siga com essa leitura que vamos te explicar como tudo isso funciona.

Acompanhe!

Na pessoa física na maioria dos casos é onde ocorre a maior tributação, já como pessoa jurídica você tem três opções para tributação dos seus recebíveis: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Mas antes de falar da tributação, tratemos dos tipos jurídicos disponíveis para os Médicos.

Tipo Jurídico possíveis para o Médico

  • EIRELI – sozinho, você pode abrir sua clínica e começar atuar.
  • Sociedade Empresarial Limitada – onde você pode se associar a outros colegas, sejam eles médicos ou não.
  • E a Sociedade Simples – obrigatoriamente, o sócio tem que exercer a mesma profissão, ou seja, deve ser constituída por dois ou mais médicos.

E qual a diferença de tributação entre esses tipos jurídicos de sociedades?

Dentro da EIRELI e da Sociedade Empresarial Limitada, sua clínica médica terá característica empresária e poderá ser registrada na Junta Comercial, enquanto que na Sociedade Simples, ela será registrada no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

No tipo jurídico da Sociedade Simples o recolhimento de ISS pode ocorrer de forma diferenciada, trimestralmente, o que em alguns casos pode trazer uma vantagem para sociedade uniprofissionais, ou seja, sociedades que somente possuam sócios que sejam médicos.

Então, é preciso uma avaliação para verificar se Sociedade Simples traz uma tributação menor para você médico e para os sócios; isso pode ser uma grande vantagem tributária.

Por isso antes de definir o melhor modelo de constituição para sua clínica, existem alguns detalhes que devem ser observados, logo recomendamos que você busque uma boa contabilidade para médicos no Rio de Janeiro e em Itajaí para te orientar e colocar todas as condições para que tenha a melhor tributação possível.

Prestando serviços para terceiros

Há também essa possibilidade de você médico, abrir empresa apenas para prestar serviços a terceiros, e, assim, reduzir impostos comparados ao médico autônomo.

Lembrando que ao abrir sua própria clínica médica você tem as vantagens de:

  • Conseguir financiamentos e empréstimos variados.
  • Redução de impostos.
  • Contratar funcionários, etc.

Tributação na área médica – pessoa física x pessoa jurídica – Tributação para médico PJ

Há pouco tempo houve a inclusão da atividade de médico no Simples Nacional; logo você pode optar pelo regime do Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

No quesito custo tributário, as melhores opções são o Lucro Presumido ou o Simples Nacional. Sendo este último, uma ótima alternativa para o médico que está iniciando suas atividades.

Como pessoa física, sem abertura de um CNPJ, o médico além de assumir uma carga tributária consideravelmente maior (tabela progressiva do IR – 7,5% a 27,5%), precisará cumprir a obrigações acessória de preenchimento do Carnê Leão e pagamento de INSS e IR na Pessoa Física.

Observados os pontos acima, você deve fazer um planejamento tributário para saber qual é a melhor opção, já que depende do custo de mão-de-obra mensal e do tamanho do faturamento que sua clínica médica possui.

Nesse cenário, mais uma vez entra a importância de você buscar um bom contador. E, se você precisa de uma assessoria especializada em contabilidade e finanças para médicos no Rio de Janeiro em Itajaí, fale conosco! A Prézzo Contabilidade pode te ajudar.

A importância da contabilidade para sua carreira de médico ou clínica médica

Como você pode perceber, o sistema de tributação para médicos e clínicas médicas é bem complexo, exigindo atenção de profissionais para que sejam feitas todas as análises necessárias e sejam tomadas as melhores decisões referentes aos regimes tributários para cada tipo de atividade.

Portanto, antes de decidir por autônomo ou abertura de uma clínica médica, o mais importante é você vir conversar conosco, pois como contador especializado nessa área, poderemos analisar cada situação para escolher o regime que mais proporcione benefícios para você, facilitando assim a gestão contábil e a lucratividade final.

Então agora que você sabe como funciona a tributação para médicos e clínicas médicas e sabe da importância de contar com o apoio estratégico de uma empresa contábil especializada, entre em contato com nossa contabilidade para médicos para otimizar os seus resultados financeiros.

Será um imenso prazer te atender!

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1