Como Funciona a Tributação para Escolas e Cursos no Rio de Janeiro e em Itajaí

Como funciona a tributação para médicos e clínicas médicas no Rio de Janeiro e em Itajaí
6 de junho de 2019
Contabilidade para startups e empresas de tecnologia no Rio de Janeiro e em Itajaí
26 de junho de 2019

Como Funciona a Tributação para Escolas e Cursos no Rio de Janeiro e em Itajaí

Você sabe que o Brasil é um dos países de maior carga tributária; não é verdade?

Isso impacta diretamente no desenvolvimento e crescimento de muitos negócios, inclusive nas escolas e cursos.

Sendo assim, é preciso que além de oferecer qualidade nos serviços prestados, você também possua um ótimo planejamento, e isso inclui uma minuciosa análise da tributação para negócios educacionais.

Mas como funciona a tributação para escolas e cursos?

Siga com essa leitura que vamos te ajudar a entender quais pontos você precisa considerar em seu planejamento.

Confira!

Importância da análise dos regimes tributários

Antes de iniciar o processo de abertura da sua escola ou curso é indispensável analisar os regimes tributários disponíveis, afim de que você considere em seu plano financeiro a real carga tributária que impactará no seu negócio. E assim sua escola ou curso tenha condições financeiras para um bom funcionamento.

Para que essa análise seja eficiente, é fundamental que você tenha o auxílio de uma contabilidade especializada em cursos, escolas e centros educacionais, pois somente ela é capaz de fazer as devidas coletas de informações específicas sobre o seu ramo de atuação, definindo assim qual é o melhor regime tributário a ser adotado. Uma vez que nossa legislação sofre constantemente um processo de mutação em suas regras de tributação.

Em especial na área de ensino, diversas instituições de educação acabam não obtendo lucratividade, justamente pela ausência de análise tributária mais correta para o tipo de serviço prestado.

Mais sem enrolação: qual a tributação mais adequada para as escolas e cursos?

Primeiramente vamos falar sobre alguns exemplos de tributos que impactam diretamente sobre esse segmento:

  • CSLL (contribuição social sobre o lucro líquido – incide sobre o faturamento/receita)
  • ISS (imposto sobre prestação de serviços)
  • PIS (Programa de Integração Social – incide sobre o faturamento/receita)
  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)
  • Contribuição Previdenciária – cota patronal do INSS.
  • COFINS (Contribuição para fins sociais)
  • Bens móveis ou imóveis através do ITBI (imposto de transmissão de bens Imóveis), IPVA (imposto predial propriedade de veículo automotivo) E IPTU (Imposto sobre propriedade predial e territorial imobiliária urbana).

Sabemos que é um mar de siglas, que mais atrapalha do que ajuda o empreendedor.

Mas para simplificar, é importante que você entenda que qualquer decisão de envolva os pontos abaixo são críticos e passíveis de análise, uma vez que incidirão tributos sobre a operação.

  • O pró-labore dos sócios.
  • Folhas de pagamento.
  • Faturamento, Receita
  • Ativos (Móveis e Imóveis)

Falando de Tributação sobre os Ativos, temos muito pouco a fazer, uma vez que são tributos que incidem de forma direta sobre o patrimônio. Entretanto sobre os demais tributos, é preciso entender a realidade de cada negócio de forma detalhada e por meio de uma análise profunda, fazer o planejamento tributário e tomar a melhor decisão de acordo sua realidade de faturamento, folha de pagamento, etc.

E Quais os regimes tributários para escolas e cursos?

É extremamente importante você conhecer os regimes tributários existentes, para não fazer uma escolha equivocada, já que isso traz sérios transtornos e prejuízos para o seu negócio.

Basicamente, temos três tipos de regimes tributários existentes:

  • Lucro Presumido – regime onde a apuração do IRPJ e CSLL é feita de forma trimestral, e os demais impostos de forma mensal (PIS, COFINS). A alíquota efetiva aqui pode começar a partir de 11,33% + o ISS do município.
  • Lucro Real – regime onde a apuração do IRPJ e CSLL também é feita trimestralmente sobre o lucro contábil apurado. Onde o maior benefício é pagar imposto somente sobre o lucro ou até mesmo aproveitar possíveis créditos referente a períodos anteriores. Entretanto, este regime requer uma disciplina e controle financeiro bem mais detalhado alinhado com as orientações de uma empresa especializada na contabilidade para escolas e contabilidade para cursos livres.
  • Simples Nacional – as alíquotas nesse regime tributário tendem a ser menores no início, o que pode ser uma vantagem para escolas e cursos que estão no começo ou que tem uma operação pequena. Entretanto, com a evolução dos negócios e aumento do faturamento é necessária uma avaliação para verificar se esse modelo de tributação continua sendo vantajoso.

Com tudo isso você percebe a importância de uma contabilidade especializada em cursos e escolas para o Rio de Janeiro e Itajaí.

Pois, cada segmento tem suas exigências contábeis e tributações, que devem ser seguidas com exatidão. Todo esse processo envolve conhecimentos muito específicos, que somente com um bom escritório de contabilidade, que domina e vivencia esse segmento, é que se pode realizar todos os procedimentos de forma assertiva.

Como uma contabilidade pode ajudar sua escola de ensino?

Diante de tantos tributos, impostos e alíquotas a pagar, e decisões importantes quanto a tributação para instituições de ensino, é fácil que você se perca no meio disso tudo, tendo em vista outras tantas atividades que você deve focar para fazer uma gestão eficaz.

Mas com uma contabilidade para escolas e cursos você recebe toda a orientação de forma CORRETA e COERENTE, sobre todas as tributações e gastos da sua atividade. E ainda conta com orientações para sua organização financeira.

Ademais, por meio de nossa contabilidade especializada, contando com nossos conhecimentos de contabilidade para escolas, contabilidade para cursos em Itajaí ou uma contabilidade para cursos no Rio de Janeiro, você terá toda segurança para se enquadrar no melhor regime, para pagar menos impostos no setor educacional.

Portanto, se você é visionário e deseja crescer, sem ter problemas com seu negócio; estão à sua disposição soluções inteligentes através do nosso atendimento e parceria!

Vamos realizar uma análise criteriosa da sua instituição de ensino e estudar as melhores ações a serem aplicadas para que seu negócio cresça de forma segura e sólida.

Vamos conversar?

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1