COMO ABRIR UM RESTAURANTE?

Noticias Contábeis
Declaração do Imposto de Renda 2017
3 de março de 2017
restaurante colaborativo
Descubra as vantagens de ter um Restaurante Colaborativo
4 de maio de 2017

COMO ABRIR UM RESTAURANTE?

abrir um restaurante

abrir um restaurante

Entre os empreendimentos que conseguem superar de alguma forma os momentos de crise está o setor de alimentos. Abrir um restaurante é oferecer atendimento para pessoas que trabalham longe de suas casas e que procuram economizar tanto no tempo de deslocamento quando no custo dos alimentos que irão consumir, e também para as pessoas que apreciam momentos com amigos e com a família apreciando o que o melhor da gastronomia pode oferecer.

Para abrir um restaurante é preciso seguir algumas regras específicas, determinadas não só pela legislação empresarial como da Vigilância Sanitária. Se você pretende entrar nesse negócio, acompanhe nossas recomendações:

       1-Escolha do local para abrir um restaurante

O planejamento para abrir um restaurante deve ser feito a partir do local escolhido para sua instalação. Automaticamente, o local irá definir o público-alvo do empreendimento. É importante, portanto, analisar que tipo de público existe nas redondezas, procurando adequar as ofertas de alimentos a quem irá procurá-los.

Analisando o público-alvo, o segundo passo é fazer um levantamento da quantidade de pessoas que podem procurar o restaurante, buscando um imóvel onde possa acomodar confortavelmente a quantidade de pessoas que se espera atender. Nesse levantamento, é necessário ainda analisar o suporte que o restaurante deverá ter para que todos possam ser atendidos com rapidez e com qualidade.

Além dessas questões, ao abrir um restaurante, também é preciso levar em consideração o modelo de atendimento, como veremos no item a seguir.

       2-Definir o modelo do restaurante

Ao abrir um restaurante, o empresário deve pensar no modelo de atendimento. A maior parte dos restaurantes mais populares costuma atender no modelo self service, que se tornaram uma tendência, já que proporcionam praticidade e facilitam a escolha dos alimentos pelo próprio cliente.

O modelo self service oferece mais condições de sucesso, principalmente pelo fato de atender trabalhadores que não podem perder tempo e que costumam regrar seu consumo.

Evidentemente, ao abrir um restaurante self service, o empresário deve pensar que também poderá atender famílias, o que exige um diferencial de serviços para o qual o seu pessoal deve estar preparado.

Ao abrir um restaurante no estilo tradicional, ou à La carte, o empresário deve planejar o suporte, além de considerar a possibilidade de boa lucratividade, com um público-alvo mais selecionado.

O restaurante tradicional vai exigir mais sofisticação, não apenas com relação aos pratos disponibilizados no cardápio, mas também como o atendimento será feito, exigindo um planejamento mais apurado, com excelente atendimento.

A terceira opção para abrir um restaurante é investir em alimentos típicos, regionais ou estrangeiros, que é um modelo bem aceito no Brasil, além de ser um chamariz para novos clientes. Trata-se, no entanto, de um investimento arriscado, exigindo um determinado local de instalação e um tipo de alimentação específico.

      3-Abrir um restaurante através de franquia

Abrir um restaurante no modelo franquia pode ser uma grande vantagem para o empresário interessado, uma vez que entra num mercado com uma marca já reconhecida, tendo disponível o treinamento do pessoal e um modelo de negócio já pronto e definido.

Desde o modelo arquitetônico, passando pelas receitas do cardápio e chegando às campanhas de marketing, abrir um restaurante através de franquia oferece melhores possibilidades de boa rentabilidade.

       4-Detalhes a serem observados ao abrir um restaurante

Para abrir um restaurante, além dos itens já mencionados anteriormente, o empresário deve se atentar para detalhes que farão a diferença para o sucesso ou fracasso de seu empreendimento.

Entre eles, evidentemente, devemos destacar o fornecimento dos ingredientes para a cozinha, procurando os melhores e mais confiáveis fornecedores, que ofereçam produtos de primeira qualidade.

Da mesma forma que a alimentação, os cuidados devem se voltar para o serviço de atendimento, que deverá ser formado por uma equipe bem treinada, que saiba conduzir as necessidades do público e que apresente as melhores condições de higiene e educação.

Um ponto que não pode ser esquecido é a seleção de equipamentos para o restaurante. Assim, além dos alimentos e do pessoal, o ambiente deve ser o mais agradável e confortável possível, permitindo que os clientes sintam-se como se estivessem em sua própria casa.

A higiene é fator fundamental ao abrir um restaurante, não somente porque a Vigilância Sanitária poderá fechar o empreendimento diante de qualquer reclamação, como também pelo fato de que os clientes merecem um ambiente higienizado, com alimentos de qualidade.

Todos os aspectos devem ser considerados na higiene, desde o correto armazenamento dos itens que irão compor as receitas até o momento de servir os clientes.

        5-Diretrizes legais para abrir um restaurante

A parte burocrática para abrir um restaurante vai exigir a participação de uma assessoria especializada, de preferência com profissionais especializados em contabilidade para restaurantes, que tenham conhecimento da legislação e que possam atender com rapidez a burocracia.

Antes de dar início ao seu plano de abrir um restaurante, procure-nos para conhecer todas as regras e todas as exigências da legislação. Com a assessoria completa de nossos profissionais, desde o seu planejamento até a inauguração, todo o processo de abertura será muito mais confiável.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Venha tomar um excelente café conosco, estamos esperando por você!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1