Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Preferência de Cookies

Contabilidade

BPO Financeiro: quais as vantagens e benefícios?

Escrito por Paulo Oliveira
março 2021 | Leitura: 1 minuto(s).

BPO Financeiro: quais as vantagens e benefícios ao terceirizar o setor financeiro?

Já se foi o tempo em que os resultados da empresa dependiam única e exclusivamente das suas vendas. Em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, é preciso apostar em uma gestão diferenciada, que trabalhe pelo resultado. É preciso vender bem, é claro, mas também é preciso ter uma gestão moderna, assertiva e que turbine os resultados da empresa.

A área financeira ganha uma importância fundamental para qualquer empresa. Mas como contar com controles absolutamente eficientes, que reflitam positivamente nos resultados do negócio? Como contar com as melhores práticas do mercado, softwares caros e modernos e colaboradores com expertise? A forma mais viável é por meio do BPO Financeiro, ou seja, a gestão financeira terceirizada.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que 61% dos empreendedores concordariam em investir mais para ter um contador que presta serviços de consultoria, 54% estariam dispostos em pagar até 20% a mais por um contador consultivo e nada menos do que 79% acreditam que um contador consultor pode oferecer melhorias para a empresa. Assim, a Prèzzo Contabilidade preparou esse conteúdo especialmente para você saber tudo sobre BPO Financeiro. Saiba o que é, suas vantagens e como utilizá-lo em sua empresa agora!

O que é BPO Financeiro

BPO, do inglês Business Process Outsourcing, é a terceirização de qualquer processo dentro de uma empresa. No caso da terceirização financeira, temos o chamado BPO Financeiro, que nada mais é do que a gestão financeira terceirizada.

Para que um BPO Financeiro aconteça, a empresa deve contratar uma assessoria contábil especializada para atuar no financeiro terceiro. Será papel do BPO Financeiro cuidar de toda a gestão das finanças da empresa contratante. É como se o escritório contábil fosse o setor financeiro da empresa.

É por meio da gestão financeira terceirizada que uma empresa pode se dedicar tão somente à sua atividade fim, e ainda assim contar com processos modernos e voltados para os resultados. A empresa dedicará todo seu esforço para as vendas, enquanto uma assessoria contábil especializada e experiente cuidará de todas as finanças do negócio.

Imagine um empreendedor que tem, por exemplo, uma pequena rede de padarias, com três ou quatro lojas. Ele precisa cuidar das compras, da produção, combater o desperdício, treinar o pessoal e fiscalizar suas lojas, não é verdade? Haja tempo para isso! Imagina se ele ainda tiver que cuidar de toda gestão financeira do negócio! No mínimo, alguma de suas funções não será eficiente, e isso certamente comprometerá os resultados.

Por meio da terceirização da gestão financeira, esse empreendedor contará com as melhores práticas em finanças, a integração de todos os processos financeiros da empresa e alcançará melhores resultados.

As vantagens e benefícios do BPO Financeiro

• A empresa passa a contar com uma gestão financeira especializada, focada em resultados, na melhoria dos processos e no próprio negócio.

• Uso das boas práticas do mercado e de processos modernos;

• Vantagem econômica: a gestão financeira terceirizada custa mais barato do que contratar um colaborador especialista no regime CLT. Assim, há redução de custos;

• Foco do empreendedor na atividade fim do negócio;

• Maior produtividade e redução de custos;

• Implantação de uma nova cultura financeira na empresa, mais assertiva e de resultados;

• Controle muito maior do fluxo de caixa, possibilitando contar com mais recursos de giro;

• Uso de modernos softwares especializados em gestão de contabilidade e controle financeiro sem necessidade de gastos com caras licenças;

• Maior profissionalismo na gestão financeira terceirizada.

Os serviços do BPO Financeiro

Mas o quê o BPO Financeiro faz quando há a terceirização financeira da sua empresa? A terceirização da gestão financeira se dá em todas as atividades financeiras do negócio, sejam elas operacionais ou analíticas. Ou seja, o BPO Financeiro estará presente nas tarefas cotidianas da empresa, mas também oferecendo um suporte profundo para a tomada de decisões gerenciais. Entre outras, as áreas atendidas são:

• Conciliação bancária;

• Fluxo de caixa;

• Indicadores de desempenho financeiro;

• Contas a receber;

• Contas a pagar;

• Crédito;

• Documentação fiscal.

Pequenas empresas podem aderir ao BPO Financeiro?

Por menor que seja, toda empresa pode praticar a terceirização financeira. Na verdade, o BPO Financeiro cabe muito bem para micro e pequenas empresas justamente porque esses empreendimentos em geral não dispõem de recursos para montar um setor financeiro forte e especialista. Assim, a gestão financeira terceirizada se torna uma excelente maneira de contar com profissionais que têm expertise e podem oferecer muito mais na direção de uma gestão financeira moderna e profunda.

A adoção de uma gestão financeira consultiva, que se utiliza das mais modernas ferramentas, acaba se tornando um diferencial para estas MPEs. Olhando por esta ótica, é justamente uma microempresa, que começa a dar os primeiros passos rumo ao crescimento e sua solidificação no mercado, é quem mais se beneficiaria do BPO Financeiro.

Pequenas empresas não têm recursos para montar um setor financeiro forte, com profissionais de ponta. Na maior parte das vezes, isso acaba caindo no colo do próprio empreendedor, que também precisa se dedicar à gestão financeira e gasta muito tempo com isso. E o resultado, todos nós sabemos qual é: perda do foco na atividade fim. A terceirização financeira permite que a empresa invista na sua gestão das finanças, mesmo com uma estrutura enxuta, e, ao mesmo tempo, tenha foco total na atividade fim.

Vale pontuar que o BPO Financeiro também beneficia médias e grandes empresas. Aliás, é uma tendência no mundo todo, porque mesmo companhias fortes e líderes preferem se concentrar na atividade fim do negócio, fortalecendo sua atuação, contando com um financeiro terceiro para cuidar da gestão das finanças com qualidade, produtividade e bons custos.

Vale a pena a terceirização da gestão financeira?

Não à toa, o BPO Financeiro é uma tendência no mundo inteiro, inclusive adotado por empresas líderes em seus segmentos de atuação. A busca por uma gestão financeira de excelência é o que move essas empresas na direção da terceirização financeira. Essas empresas entendem que é muito mais vantajoso se concentrar na atividade fim do negócio, e ainda assim contam com uma gestão financeira de ponta, especializada e moderna.

E os custos? Antes de tudo, é importante dizer que o mercado dispõe de um sem fim de opções, para todos os bolsos e gostos. Há, inclusive, inúmeras assessorias especializadas no atendimento a micro e pequenas empresas, e elas sabem que os recursos destes clientes são limitados.

Vale lembrar, ainda, que a terceirização fica mais em conta do que a contratação em regime CLT de especialistas, além da compra das caras licenças de softwares, ferramentas indispensáveis no processo financeiro.

A Prèzzo Contabilidade e Gestão Financeira pode ajudar o seu negócio

A Prèzzo Contabilidade conta com experientes especialistas em finanças e tem muita experiência em BPO Financeiro, nos mais diferentes segmentos. A empresa é reconhecida no mercado pelo atendimento de excelência e por sua gestão voltada para os resultados dos clientes.

Se você entendeu que a gestão financeira pode ser um diferencial do seu negócio e trazer melhores resultados, venha conversar conosco. Fale agora com um de nossos especialistas e saiba o que podemos fazer pela sua gestão financeira! Certamente temos um plano que se encaixa perfeitamente no seu negócio!

Postagens relacionadas