Qualquer profissional que pretende montar seu próprio negócio deve conhecer tudo que envolve a abertura de empresas no Brasil. Por isso, o médico que deseja abrir um consultório precisa conhecer todo esse processo, além de saber planejar e ter auxílio de profissionais para a organização do negócio.
Parece confuso? Confira o artigo de hoje com essas etapas fundamentais.
Saber planejar
O planejamento na hora de abrir um consultório é definidor para seu sucesso. Ele ajudará o profissional a ter uma noção geral do que é necessário para começar o negócio e facilitará a execução das ações. Qual o valor de investimento disponível? Qual o tamanho da estrutura do consultório? Essas perguntas precisam vir antes do planejamento, para que seja possível montar um plano adequado.
Para montar um planejamento completo, o médico deve considerar o público, o local e os custos.
Definição do público
O público-alvo do consultório deve ser analisado conforme a ideia que o médico possui para o negócio. Qual ou quais as especialidades serão abrangidas? Qual a classe social do público? Haverá atendimento por convênio ou somente por consulta particular? Essas respostas definirão o local em que o consultório ficará, o tipo de decoração, o preço pelo serviço e a divulgação a ser adotada.
Local ideal
A escolha do local ideal na hora de abrir um consultório é realizada após a definição do público e de um estudo de mercado. O médico precisa conhecer o mercado em que se insere. Para tanto, precisa analisar o tamanho e o tipo da concorrência, seus pontos fortes e fracos. Há locais, por exemplo, em que não há clínicas de dermatologia na região, o que pode ser uma oportunidade.
Além disso, o público-alvo define, por exemplo, se o consultório ficará em uma região comercial central, de fácil acesso (clínica médica popular), ou se poderá ser em um bairro nobre residencial.
Custos de abertura
Os custos de abertura envolvem, além do investimento inicial em infraestrutura, equipamentos e contratação de pessoal, os gastos de legalização do negócio (exigências legais e sanitárias). É preciso considerar os custos fixos e variáveis de manutenção do consultório, como água, energia elétrica, internet, telefone, aluguel, folha de pagamento, materiais e equipamentos.
Custos de divulgação
Na hora de abrir um consultório, poucos são os profissionais que pensam em reservar um investimento para divulgar o negócio. Os custos de divulgação devem abranger a criação de uma identidade visual (marca) e os valores com publicidade (em especial, marketing digital). É importante lembrar que o Código de Ética Médica estabelece limites na hora da divulgação, por isso, é preciso conhecê-los.
Contar com o auxílio de profissionais especializados ao abrir um consultório
Um médico não precisa entender muito de administração ou de finanças para atender, certo? Mas para ter o seu próprio negócio é diferente. Esses dois campos de conhecimento são fundamentais na hora de abrir um consultório.
Com o auxílio de profissionais especializados nessas áreas, o médico poderá ter um planejamento estratégico completo e um plano financeiro adequado às suas necessidades.
Assim, ele se preocupará apenas em atender seus pacientes da melhor forma, deixando a administração do consultório nas mãos de quem entende. Obviamente, ele deve se envolver na medida de seu conhecimento, mas não precisará se preocupar tanto com esses itens.
Além de ter conhecimento sobre todas as etapas na hora de abrir um consultório, o médico deve ter certeza de que deseja ter o próprio negócio. Se esse é seu caso, conte com a Prèzzo para ajudá-lo no que for necessário!
Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Nós o atenderemos com prazer!
E, se você quer saber mais sobre como estruturar os processos contábeis do seu negócio, conte com a nossa contabilidade para médicos!